NOTÍCIAS

3ª Mostra de Produtos tem quitutes com carnes de rã, jacaré e búfalo

18 de Novembro de 2021 15:23

 

Trinta e dois produtos de origem animal foram apresentados em mais uma edição da 3ª Mostra de Produtos dos cursos de Zootecnia e de Medicina Veterinária, na manhã de hoje (18), no Pátio UCDB. Organizados por estandes, os acadêmicos promoveram uma degustação dos produtos originados nos estudos da disciplina Tecnologia de produtos de origem animal. Os trabalhos foram avaliados por um time de jurados e irão compor a nota da disciplina.

Entre os produtos apresentados estavam coxinha com carne de rã, sorvete com leite de cabra, hambúrguer de cordeiro, linguiça de jacaré, almôndega de búfalo. “Para fazer a almôndega, pegamos o patinho do búfalo moído, misturamos requeijão, fizemos as bolinhas e colocamos na fritadeira elétrica. Pensamos muito antes de executar, então não tivemos muitos testes. O resultado final nos agradou muito”, contou a acadêmica do 6º semestre de Medicina Veterinária Brenda Elen Teixeira Ferreira.

O grupo da acadêmica Laiza Maria Cândido Cunha, do curso de Zootecnia, escolheu fazer uma linguiça com carne de jacaré. “Primeiro, fizemos uma ricota. Em seguida, pegamos a parte nobre, o rabo, que foi moído junto com o queijo. Podemos fazer algumas modificações para chegar a um produto final melhor, mais suculento, mas ficamos bem satisfeitos com o nosso trabalho, que já sabíamos que iríamos ter como meta desde o primeiro dia de aula”, relatou.

Os dois litros de sorvete com leite de cabra com chocolate acabaram cedo no estande dos alunos Bethânia Benites, Bianca Correia, Luiza Figueiras, Gabriel Vasques e Giovanna Fleck. “Fizemos pesquisas e não encontramos nenhum sorvete industrializado no Brasil feito com leite de cabra, que é menos gorduroso que o de vaca. Porém, seu alto preço inviabiliza a produção, mas fizemos uma receita que nos deixou muito satisfeitos”, contaram os alunos.

 

MAIS NOTÍCIAS