NOTÍCIAS

Acadêmicos da UCDB ofereceram atendimento gratuito à população no Dia Mundial da Saúde

08 de Abril de 2019 13:00

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, na última quinta-feira (4), os acadêmicos e docentes de sete cursos de graduação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) ofereceram atendimentos gratuitos à toda família, no shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande. Na data, vários estandes foram montados no espaço e a população teve acesso a serviços diferentes.

Na área de Enfermagem, os alunos passaram orientações sobre o autismo e, ao aferirem a pressão arterial, conscientizaram as pessoas a respeito da hipertensão. Alimentação saudável foi outro assunto que esteve em pauta durante a ação por meio do curso de Nutrição. Os futuros profissionais calcularam o Índice de Massa Corporal (IMC), tanto de crianças quanto de adultos, e passaram informações sobre a importância de manter uma dieta equilibrada.

De acordo com coordenadora de Nutrição, Rosemarly Candil, o trabalho foi uma oportunidade de os alunos aplicarem a teoria que aprendem em sala de aula. “A vivência e o contato com a comunidade fez com que os alunos colocassem em prática seus conhecimentos e percebessem o quão importante é trabalhar com a humanização no atendimento, conseguiram entender também a relevância da tarefa multidisciplinar, para conhecer o indivíduo como um ser íntegro”, pontuou a docente.

Segundo Débora Cardozo Bonfim, coordenadora do curso de Enfermagem, além de poderem aplicar os conhecimentos adquiridos, o contato com a comunidade fez com que os alunos adquiram experiência. “Ao verem de perto as demandas trazidas pela população, os acadêmicos acabam exercitando a mente na resolução de problemas reais e isso é muito enriquecedor”, comentou Débora.

A relevância do exercício físico também foi enfatizada pelos acadêmicos da UCDB. O curso de Educação Física levou uma tenda lúdica com brincadeiras e atividades para crianças e, além disso, também promoveu uma aula de ginástica para os adultos e avaliação física.  Já na área de Fisioterapia, os alunos falaram sobre a saúde da mulher e fizeram um alerta ao público em relação aos cuidados com a postura.

De acordo com Rhianni Ribera de Oliveira, acadêmica do 5º semestre de Fisioterapia, quem visitou o estande pode passar por uma avaliação postural. “Conseguimos identificar assimetrias posturais, tensões musculares, corrigir alterações identificáveis, preparar um possível diagnóstico e encaminhar para um tratamento específico, se for o caso. Essas informações são importantes pois dependendo da postura, a pessoa pode ter problemas de saúde”, comentou Rhianni.

A avaliação facial por meio da “luz wood” foi outro serviço trazido pela Católica por meio do curso de Biomedicina. Além disso, o grupo fez um “quiz” sobre gripes e resfriados e passou orientações sobre o calendário de vacinação. Junto com esse trabalho os acadêmicos também apresentaram aos visitantes do shopping a auriculoterapia. “A auriculoterapia é uma técnica de aplicação de sementes na orelha, relacionada geralmente aos sintomas como os de ansiedade, se você está passando por uma dor na coluna ou no pescoço. É geralmente um tratamento mais sintomático”, esclareceu a coordenadora do curso de Biomedicina, Luana Soares.

Já o curso de Farmácia, passou orientações sobre o uso e descarte correto de medicamentos e falou sobre doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, como a dengue, o zika vírus e a febre chicungunya. Informações sobre outros animais que merecem a atenção da população também foram trazidas pelo curso de Ciências Biológicas — acadêmicos falaram sobre o caramujo gigante africano, capaz de transmitir doenças, e também do escorpião.

Para os acadêmicos envolvidos na ação, participar do atendimento a comunidade foi uma experiência muito positiva. “Pudemos aprender mais e, além disso, foi legal porque sabemos que estamos ajudando alguém e que esse trabalho pode mudar a vida de uma pessoa. É muito importante porque é um gesto pequeno, mas que faz grande diferença”, expôs o acadêmico de Farmácia Hygor Cristaldo.

Confira todas as fotos da ação, ao acessar a galeria, basta clicar aqui.

MAIS NOTÍCIAS