NOTÍCIAS

Acadêmicos de Biologia fazem coletas de animais invertebrados no Bosque da UCDB

19 de Novembro de 2018 10:00

 

O campus da Universidade Católica Dom Bosco virou área de coleta de dados para alunos do 2º semestre de Ciências Biológicas, na última quarta-feira (14).  Em uma metodologia ativa para a disciplina “Invertebrados II”, os acadêmicos se reuniram no bosque ao lado do bloco A da instituição com potes, luvas e pinças para fazer uma coleta de insetos junto com a professora Luciana Mendes, que ministra a matéria.

Os alunos já trabalharam com aranhas, escorpiões, carrapatos e outros artrópodes, assim como piolho de cobra e lacraia e foram em busca desses animais que percorreram a área verde da UCDB. O objetivo foi principalmente aprender os requisitos necessários para se fazer uma boa coleta de insetos quando se há um grande número de espécimes e possibilidades.

“Na área da Biologia, os profissionais trabalham muito com consultorias ambientais e para isso eles precisam fazer algumas práticas de coleta, então é muito importante, é até mesmo uma necessidade que o nosso próprio Conselho Regional de Biologia exige para a formação do profissional”, explicou a professora Luciana.

Apenas depois das coletas eles voltaram para os laboratórios para analisar e classificar os insetos capturados. Depois de cumprirem com objetivos acadêmicos os alunos irão devolver os insetos para as áreas de que os tiraram.

 

Texto sob a supervisão de Silvia Tada

 

MAIS NOTÍCIAS