NOTÍCIAS

Acadêmicos de ciências agrárias participam de workshop sobre gestão pecuária

21 de Novembro de 2018 11:00

O Universitário Macal, programa realizado todos os semestres pela empresa de Soluções em Nutrição, que visa fazer a ligação entre acadêmicos de ciências agrárias com o mercado de trabalho e dar uma experiência para os alunos saírem mais bem preparados para a vida profissional, ocorreu na segunda-feira (19), no auditório do bloco A. A palestrante foi a zootecnista e pesquisadora da Embrapa, Mariana de Aragão Pereira, falando sobre “Gestão de Pecuária de Corte”.

Já a zootecnista abordou principalmente o cenário futuro da pecuária de corte, os desafios e como a gestão vai ser cada vez mais fundamental nesse processo de modernização da pecuária. Também falou sobre algumas ferramentas gerenciais que a Embrapa desenvolveu que ajudam o produtor a gerenciar melhor o negócio dele.

Mariana enfatiza que, por mais que o profissional queira ajudar os pecuaristas dando opiniões e conselhos, se o zootecnista não tiver dados concretos e não souber como gerenciar esses dados, será difícil e demorado o cliente acreditar e confiar nessas opiniões, que para ele não passarão de achismos.

“É importantíssimo os acadêmicos saberem sobre a gestão de pecuária de corte porque eu acredito que será um divisor de águas. Não adianta eles saberem a questão técnica da produção, que nós saímos da faculdade sabendo muito sobre essa parte, e não saber nada sobre a questão gerencial e econômica. Só que o produtor rural toma decisões com base no retorno econômico das tecnologias, então o profissional do futuro tem que estar preparado para as perguntas relacionadas a isso que irão vir e a ajudar o produtor a gerenciar o negócio e tomar as decisões corretas e mais eficientes”.    

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes

MAIS NOTÍCIAS