NOTÍCIAS

Acadêmicos de Direito participam de júri simulado com caso verídico

06 de Junho de 2019 13:00

Na noite desta quarta-feira (5), o anfiteatro do bloco A, no campus Tamandaré, foi palco para um júri simulado promovido pelo curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Na data, acadêmicos do 7º semestre participaram da atividade e puderam atuar a partir de um caso real ocorrido em Rochedo (MS), no dia 5 de agosto de 2017, em que Marcos Felipe Ribeiro dos Santos assassinou Valmir Xavier de Melo.

Considerado homicídio doloso (quando há intenção de matar) triplamente qualificado por motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima, à época o caso foi julgado via júri popular e, por isso, a simulação foi feita no mesmo formato. Os alunos foram divididos entre defesa, promotoria, e júri, além disso um deles assumiu o papel do juiz.

Entre os acadêmicos que integraram a promotoria estavam Gabriel Henrique de Souza, de 22 anos, e Gabriel Lima Beda, também de 22. De acordo com os alunos, a atividade exigiu muita preparação. “Faz uma semana que estamos estudando o caso e analisando as melhores estratégias. Foi algo que deu bastante trabalho, mas certamente vai ajudar quando formos atuar de verdade”, pontuou de Souza.

Já Beda, que pensa em atuar na área criminal após concluir o curso, ressaltou a importância deste tipo de atividade para a formação: “Em sala de aula nós vemos a teoria e aqui podemos colocar aquilo que aprendemos em prática. O desafio se tornou melhor ainda por ser um caso que realmente aconteceu, ou seja, podemos ver que os aprendizados vão ser muito úteis quando estivermos no mercado”.

Mais informações sobre o curso de Direito da UCDB podem ser obtidas por meio da coordenação da graduação, basta ligar no número (67) 3312-3508.

MAIS NOTÍCIAS