NOTÍCIAS

Acadêmicos de Nutrição apresentam trabalhos sobre microbiologia de alimentos

23 de Novembro de 2018 07:00

Acadêmicos do 6º semestre de Nutrição da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) apresentaram na terça-feira (20) trabalhos da disciplina “Microbiologia dos Alimentos” no anfiteatro do bloco A.

Os acadêmicos levantaram hipóteses para pesquisas de microorganismos em vários tipos de alimentos, nos quais eles trabalharam e manipularam em laboratório para pesquisar os microorganismos que podem estar contaminando a comida. O objetivo final seria propor qual seria a medida para garantir a qualidade e evitar que aquele alimento traga um prejudicial ao ser humano.

Os alimentos foram aleatoriamente escolhidos pelos alunos movidos pela própria curiosidade, havendo trabalhos analisando salsichas, salmão, ovos, linguiça e pão.

Para iniciar a apresentação, o professor Ricardo Martins convidou o biólogo e colaborador da UCDB, Luan Flávio de Lara, para palestrar sobre “Doenças transmitas por alimentos”. Para fazer a interação do mercado de trabalho com o que eles estão desenvolvendo dentro da Universidade e a importância do papel do nutricionista na sociedade.

Luan abordou o desenvolvimento histórico de como ocorriam as doenças transmitidas por alimentos ao longo da história, desde a idade média, passando pela revolução industrial até chegar aos dias atuais, destacando quais foram os problemas em cada uma dessas fases.

“No primeiro momento as pessoas acreditavam que as doenças eram punições divinas e que deviam oferecer sacrifícios aos deuses para garantir a sua saúde e de sua família. Foi Hipócrates, talvez não o primeiro, mas o mais conhecido, que declarou que as doenças não eram atos divinos, mas claramente uma condição natural, ocorrida por algum motivo terreno. Graças a ele hoje nós sabemos que oferecer sacrifícios em troco de saúde é loucura”, brincou o palestrante.

Depois da palestra os trabalhos foram avaliados, apresentados em banners pelos acadêmicos seguindo os seguintes critérios: apresentação, estética, auto-explicativo, conteúdo, metodologia de coleta de dados, consistência dos dados, desenvolvimento científico, resultado e se pode ser aplicado na prática. O mesmo processo ocorreu para os acadêmicos do 2º semestre de Medicina Veterinária no período vespertino e do 6º semestre de Biologia (Licenciatura e Bacharelado) no período da noite.

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes

MAIS NOTÍCIAS