NOTÍCIAS

Acadêmicos de saúde da UCDB retornam com aulas práticas presenciais

20 de Outubro de 2020 10:08

Após sete meses de suspensão da presencialidade das aulas, devido a pandemia do novo coronavírus, acadêmicos da área de saúde da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) retomaram nesta semana as aulas práticas presenciais. Todas as estratégias pedagógicas para retorno das aulas presenciais na UCDB estão descritas no planejamento Institucional de Biossegurança aprovado pela Prefeitura de  Campo Grande.

“É fundamental que nossos alunos tenham uma carga horária muito grande, como acontece ao longo do curso desde o primeiro semestre, que culmina a parte prática da profissão no último ano. É o momento deles colocarem em prática tudo o que aprenderam ao longo das aulas teóricas e práticas. Temos uma fila de espera imensa aqui na Clínica-Escola”, explica o professor Carlos Alberto Eloy Tavares, supervisor de estágio em traumato-ortopedia funcional do curso de Fisioterapia da UCDB.

Para o acadêmico do 10º semestre de Fisioterapia, Tarson Brito Landolfi, essa é uma boa oportunidade para os estudantes, visto que o plano de biossegurança que a UCDB fez é muito bom. “Nós dos últimos anos da saúde nos sentimos ainda mais seguros em poder retornar e como estamos terminando este ciclo, precisamos estar aqui presentes, ter essa interação com o paciente, afinal, estamos nos formando para cuidar de outras pessoas”. Os alunos receberam kit com máscara e álcool em gel.

O professor ressalta que com a pandemia os acadêmicos  também estão aprendendo a lidar com a fragilidade emocional dos pacientes. “Eles estão tendo um aprendizado imenso, pois é uma situação diferente que eles nunca vivenciaram. É uma descoberta dia a dia, do emocional das pessoas que chegam aqui. Como se trata de uma doença muito nova a ciência acaba mapeando as consequências dessa doença, que são várias, e não é só do ponto de vista respiratório, que foi a primeira que apareceu, mas problemas neurológicos, reumatológicos, ortopédicos e até relacionados a acidente vascular cerebral, tudo isso afeta o movimento humano. Aqui na Clínica-Escola UCDB temos um setor especialmente para atender pacientes com sequelas do novo coronavírus, que afeta desde o sistema cardiorrespiratório, passando pelo ortopédico”.        

Além da importância da prática na profissão, a acadêmica do 10º semestre de Fisioterapia, Luisa Rodrigues, destaca o aprendizado desde os primeiros casos de contaminação do novo coronavírus. “Nessa pandemia aprendi a ter mais paciência, mais resiliência e pensar mais no próximo, não só como paciente, mas como ser humano. Pra gente é muito importante ter o contato com as pessoas, aprender a conviver com o coronavírus, já que não tem prazo para acabar”.

Em agosto, foram retomados os estágios dos cursos da Saúde, que em sua maioria estavam interrompidos desde março de 2020. Agora, em continuidade, devem ser retomadas as aulas presenciais em parte das disciplinas práticas nas áreas de Saúde, Ciências Agrárias e Engenharias.

“A UCDB investiu maciçamente na aquisição de softwares para uso de simuladores, laboratórios virtuais e todas as estratégias que possibilitassem o ensino remoto com a mesma qualidade das aulas práticas presenciais, amparadas pelas orientações do Ministério da Educação [MEC] e do Conselho Nacional de Educação. Agora, teremos o retorno das disciplinas que não puderam se adequar a essas características”, detalhou a Pró-Reitora de Graduação e Extensão da UCDB, Rubia Renata Marques. 

Todos os integrantes de nossa comunidade e outras pessoas que estiverem nos ambientes educativos da UCDB deverão seguir todas as medidas individuais e coletivas de biossegurança, tais como distância segura entre os estudantes e professores, redução do número de estudantes por turma para manter o distanciamento, práticas de higiene, uso intermitente de máscara e garrafa de água individual, além de higienização constante e outras medidas que evitam a disseminação do vírus.

MAIS NOTÍCIAS