NOTÍCIAS

Acadêmicos do curso de Filosofia da UCDB participam de aula inaugural

19 de Fevereiro de 2019 09:00

A aula inaugural do curso de Filosofia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foi realizada na segunda-feira (18), cujo tema foi A Fenomenologia de Michel Henry. ministrada pelo Padre André Márcio Nogueira de Souza. O evento ocorreu no auditório da Biblioteca.

“O curso de Filosofia se confunde com a história, com o núcleo, com a gênese dessa Universidade. É o curso mais antigo, juntamente com o curso de letras. É o curso carro chefe, devido a história, ao compromisso e principalmente com a formação de gerações. Nós queremos com o novo projeto pedagógico institucional, acima de tudo formar pessoas e vocês na condição de estudantes de Filosofia, sabem da importância que isso tem”, destacou o Reitor da UCDB, Padre Ricardo Carlos.

O Chanceller da UCDB, Padre Gildásio Mendes dos Santos, falou sobre a importância da formação. “O futuro padre precisa estar muito bem preparado. É o momento de preparação do conhecimento, capacidade de refletir, de pensar e de interpretar. Nós precisamos ser diferenciados, mas do que outros lugares. A igreja católica, em mais de dois mil anos de história, desde que começou a evangelização a igreja é perita em humanidade. A igreja é educadora. Tem excelência de humanidade, tem excelência na formação humana”.

O coordenador do curso de Filosofia da UCDB, Vitor Hugo de Oliveira Marques, ressaltou que “o curso procura dentro das normas institucionais aquilo que sempre discutimos como os diálogos e a diversidade, tônicas tão salesianas e filosóficas”. 

A Fenomenologia de Michel Henry, tema da palestra ministrada pelo professor Padre André Márcio Nogueira de Souza, começou interrogando o que é a vida?, trazendo como resposta “Eu sou aquilo que vivo”.

MAIS NOTÍCIAS