NOTÍCIAS

Acadêmicos produzem conteúdo jornalístico para FM Educativa UCDB

19 de Maio de 2020 09:00

Acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) estão produzindo de forma remota conteúdo jornalístico para a FM Educativa UCDB. As atividades fazem parte da disciplina Estágio Supervisionado 1 do curso, ministrada pelo professor Oswaldo Ribeiro.

“Com a pandemia do novo coronavírus, o que nos levou a atividades remotas, pensamos em uma saída para que os estudantes de jornalismo pudessem cumprir a disciplina de estágio supervisionado. Eles produzem textos, passam para os jornalistas responsáveis pela rádio aprovarem, gravam o áudio e enviam para ser publicado na programação. Conseguimos esse espaço para que o aluno fizesse de forma remota e cumprisse com as atividades da disciplina, oferecendo prestação de serviço para as pessoas a partir de home office”, explica o professor Oswaldo.

São oito boletins espalhados pela programação diária (8h30, 9h30, 10h30, 11h30, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30). “É uma turma grande de estagiários. Já chegaram com uma carga boa de conhecimento adquirida no curso. São proativos, colaboram bastante para o trabalho jornalístico da emissora. Sempre cumprem suas tarefas, são muito antenados e ligados no que acontece. Estão sempre à disposição. Nós definimos uma linha editorial e os estagiários são livres para buscar as pautas para os boletins. A tecnologia facilita muito nossa rotina. Nossa comunicação é constante via WhatsApp, tudo é feito por meio do aplicativo”, destaca o jornalista Michael Franco, que também supervisiona os textos.

Para a acadêmica do 7º semestre, Carine Ferrari, a experiência é totalmente diferente. “Estou acostumada a fazer estágio presencial e ter contato direto com pessoas, mas está sendo interessante essa forma que encontramos para cumprir os horários do estágio. Os nossos supervisores estão sempre bem ‘presentes’, nos ensinando e dando dicas de como melhorar na produção dos boletins e na hora da gravação do áudio”, conta Carine. A acadêmica do 7º semestre, Aline Ferreira, observa que “Mesmo sendo a distância, continua sendo bem interessante o estágio, já que podemos treinar o nosso texto e a dicção”.

MAIS NOTÍCIAS