NOTÍCIAS

Acadêmicos realizam tribunal do júri de Luís Bonaparte

23 de Novembro de 2018 09:00

Acadêmicos do 2º semestre do curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizaram na quarta-feira (21) júri simulado, tendo como réu do julgamento a figura histórica Luís Bonaparte, conforme apresentado no livro “O 18 Brumário de Luís Bonaparte”, de Karl Marx. O evento foi realizado no anfiteatro do bloco M, utilizando um roteiro adaptado do Tribunal do Júri como estipulado no código de processo penal.

A atividade conta com os alunos divididos entre juízes, defensores públicos, promotores, jurados, testemunhas, convidados e até mesmo o réu compareceu em formato de um banner com sua imagem pintada, para que, ao final, recebesse a sentença. Os alunos da acusação se preparam para provar e convencer seus interlocutores de que o réu foi autoritário em seu governo e os da defensoria para provar que ele era apenas discricionário.

Os dois grupos receberam o apoio de monitores de semestres anteriores, que já tinham lido o livro, e também tiveram dois workshops com um egresso da Católica e atual mestrando em Desenvolvimento Local, João Alberto. Em aproximadamente 30 dias trabalharam na construção de argumentos que poderiam ser retirados apenas do próprio livro.

“É uma metodologia ativa que estamos fazendo pela primeira vez, que substitui hoje apenas a verificação de informações de forma impessoal e desenvolve ainda mais a formulação de questionamentos. Eles realmente se envolveram muito e aprenderam o conteúdo da obra”, declarou a professora Dolores Pereira Ribeiro Coutinho.

Texto sob supervisão de Gilmar Hernandes

MAIS NOTÍCIAS