NOTÍCIAS

Artigo sobre projeto de extensão da UCDB ganha espaço em revista científica

15 de Janeiro de 2021 08:17

O projeto de extensão ‘Criança Ativa’, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), ganhou espaço na edição mais recente da revista científica Em Extensão, com o artigo ‘Práticas colaborativas na extensão universitária’, escrito pelos professores Cláudia Diniz de Moraes Heleno (professora de educação física e coordenadora do projeto), Ana Paula Zaikievicz Azevedo (professora de pedagogia) e André da Silva Dias (professor de Educação Física). A publicação semestral é feita pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia.

O artigo apresenta algumas  reflexões  sobre o projeto  de  extensão  universitária Criança Ativa desenvolvido na Católica, a partir  de  práticas colaborativas, atendendo cerca  de  70  crianças  e  adolescentes. “Essas publicações são frutos de um entendimento de que a extensão precisa ser mais divulgada para a comunidade acadêmica. Os pilares, do ensino, pesquisa, pastoral e extensão na UCDB são cada vez mais presentes”, destacou a professora Ana Paula Zaikievicz Azevedo.

Criança Ativa, que é um projeto de extensão gratuito, desenvolve atividades socioeducativas no contraturno da escola três vezes por semana, com modalidades esportivas, atividades lúdicas, literárias, artísticas e educação ambiental. No ano passado, em consequência da pandemia, os encontros continuaram sendo realizados, mas de forma remota. 

Revista Pedagógica

A professora Ana Paula Zaikievicz também publicou o artigo ‘A participação da criança na pesquisa: entre possibilidades e limites’ publicado neste mês na revista científica Pedagógica,  editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó.

O artigo traz reflexões sobre a participação de crianças em pesquisa, sem a intenção de analisar os resultados, mas sim refletir as possibilidades e limites que a pesquisa com crianças nos impõe como processo investigativo denso, que necessita de muito estudo, planejamento, organização e ética.

MAIS NOTÍCIAS