NOTÍCIAS

Atendimento educacional em ambiente hospitalar é tema de palestra realizada pelo curso de Pedagogia

14 de Maio de 2019 11:00

“Atendimento educacional em ambiente hospitalar” foi tema da palestra voltada para os acadêmicos do 5° semestre de Pedagogia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Abordado pela Dra. Milene Bartolomei Silva, integrante do grupo de estudos e pesquisas sobre educação, desenvolvimento e inclusão, o assunto veio para que os futuros docentes saibam como lidar com o aluno que passar por algum tipo de tratamento.

“Por meio da palestra consegui expor aos acadêmicos que o hospital não é apenas um lugar de tristeza, dor, sofrimento e que nós temos capacidade de dar continuidade na educação das crianças. Com o trabalho de assistência pedagógica elas podem aprender brincando e dentro dos limites impostos pelo local”, esclareceu a palestrante.

Segundo Milene, o papel do professor na assistência pedagógica hospitalar é muito importante, contudo, também é preciso saber auxiliar essas crianças no retorno à escola. Em Campo Grande, de acordo com a palestrante, 75% das crianças hospitalizadas se curam e voltam a frequentar as aulas, nesses casos, a função do docente é minimizar o atraso escolar desses alunos.

Ana Paula Gaspar Melim, coordenadora do curso de Pedagogia da UCDB, relatou que o intuito da abordagem foi debater os campos de atuação dos pedagogos. “Por estarmos trabalhando a questão da formação de docentes, trouxemos a possibilidades de tratar esse assunto de modo mais claro. Portanto, a palestra contribuiu a respeito das classes hospitalares, das crianças hospitalizadas e da pedagogia dos nossos futuros acadêmicos e professores”, pontuou Ana Paula.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

MAIS NOTÍCIAS