NOTÍCIAS

Biotério UCDB lança Disque Resgate de serpentes em Campo Grande

10 de Maio de 2021 09:31

Com o aumento do número de casos de serpentes encontradas pela população em bairros de Campo Grande, o Biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) lança o Disque Resgate de serpentes, paralela a campanha de conscientização para não matar espécies como a Bothrops alternatus, popularmente conhecida como Urutu-Cruzeiro, Cruzeira ou Jararaca. Caso encontre uma serpente pelos bairros da Capital, o recomendado é manter distância e acionar o Disque Resgate do Biotério UCDB pelo telefone/ whatsapp (67) 3312-3688.

“É extremamente importante não abater a cobra, pois o veneno é utilizado em pesquisas para a produção de novos fármacos e do soro antiofídico pelo Instituto Vital Brasil, localizado em Niterói, no Rio de Janeiro, que é distribuído para todo o Brasil”, explica a coordenadora do Biotério UCDB, professora Dra. Paula Helena Santa Rita.

Ela explica que as orientações pelo whatsapp  são feitas full-time, incluindo plantão aos fins de semana, mas os resgates dos animais ocorrem em horário comercial pela equipe do Biotério UCDB. 

Além da temperatura alta, a professora atribui o aparecimento das cobras na zona urbana de Campo Grande às "Obras e ao desmatamento”. No Biotério UCDB são mantidas 34 serpentes Urutu-Cruzeiro, nativa do Cerrado.

O trabalho de resgate conta com a parceria da  Comissão Estadual de Animais Silvestres (Ceas), do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV MS), e ainda funciona como apoio à Polícia Militar Ambiental (PMA). Para mais informações entre em contato com o Biotério da UCDB pelo telefone (67) 3312-3688 ou ainda pelo Instagram @bioterioucdb.

MAIS NOTÍCIAS