Biotério UCDB recebe mais três animais exóticos apreendidos pela polícia
21 de Outubro de 2022 13:43
Pela segunda semana consecutiva, o Biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) recebe animais exóticos oriundos da apreensão feita pela Polícia Civil e da Polícia Militar Ambiental (PMA). No início da tarde desta sexta-feira (21), foram entregues ao Biotério UCDB duas cobras Lampropeltis californiae, mais conhecidas como cobra rei californiana, e um lagarto Gecko.
“Antes de adquirir uma espécie exótica, a pessoa deve verificar quais são permitidos serem comercializados, para tê-lo de forma legal. Para saber isso, basta consultar a lista do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A partir do momento que tenho um animal exótico, preciso saber quais são as necessidades básicas desses animais, não posso comprar um animal que eu não conheça o comportamento, a biologia, alimentação, porque se não você coloca esse animal em situação de maus tratos”, destaca a Bióloga e Médica Veterinária, professora dra. Paula Helena Santa Rita.
Segundo a professora, tanto o lagarto, quanto as cobras, estão em péssimas condições, já que foram encontrados em caixas sem a menor condição de higiene e condição nutricional. A equipe de biólogos e médicos veterinários do Biotério UCDB irá fazer uma avaliação clínica e laboratorial nos animais e também raio-x para verificar a presença de chip de registro.
Na semana passada o Biotério UCDB também recebeu uma cobra píton, já que o dono não possuía o registro do animal.O Biotério cuida de mais de 20 animais exóticos (répteis e mamíferos). que foram apreendidos pela polícia militar ambiental.