NOTÍCIAS

Café Teológico é realizado na UCDB e traz o jovem como abordagem principal

22 de Maio de 2019 11:00

No anfiteatro da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro, os acadêmicos do curso de Teologia participaram, nesta terça-feira (21), do “Café Teológico”. Com o tema “Cristo Vive: o jovem como lugar teológico”, o evento trouxe como palestrante o Pe. Linniker Matheus Magalhães dos Santos, que atua na Pastoral Juvenil em Campo Grande.

Para favorecer a reflexão e o debate entre a comunidade acadêmica e o público em geral, o convidado apresentou o jovem enquanto tema teológico a partir das reflexões que a igreja tem feito sobre esse assunto, principalmente quando se refere ao sínodo “Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit’’ do Papa Francisco.

De acordo com o coordenador do curso, Pe. José Adriane Stevaneli as análises sobre o assunto buscam contribuir para a construção de uma igreja com rosto jovem. Ainda segundo o docente, o espírito juvenil se comunica de uma forma diferente e a igreja precisa escutá-lo para que os jovens exerçam um protagonismo eclesial e social.

“Para os acadêmicos a temática tem repercussão existencial, pois a maioria deles é jovem e oferece também instrumental teórico para conhecer as luzes e as sombras que envolvem o contexto juvenil e eclesial, apontando um caminho mais sólido e sereno, fomentando uma proposta da pastoral juvenil conectada com a fé e a vida. Penso que os estudantes reforçarão os sentimentos de pertença à igreja sentido sua proximidade maternal e terão uma consciência mais clara do papel dos jovens”, pontuou o Pe. José.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

MAIS NOTÍCIAS