NOTÍCIAS

Campo Grande vai ganhar o primeiro pomar de guavira do País

15 de Dezembro de 2022 07:10

Em uma parceria da BR Gardens, empresa graduada na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) através da Agência de Inovação e Empreendedorismo (S-Inova), e o Governo de Mato Grosso do Sul, Campo Grande vai ganhar o primeiro pomar de guavira BR Gardens do Brasil, fruta que se tornou símbolo oficial do Estado em 2017, por meio da Lei nº 5.082. O plantio das mudas ocorrerá neste domingo (18), às 15 horas, em uma área do Parque das Nações Indígenas de Campo Grande, próximo ao parque do prosa.

“A guavira é uma fruta tipicamente brasileira e ocorre na formação de Cerrado. Além de ser o primeiro pomar de Guavira do País, esse plantio é uma maneira de preservar a espécie e resgatar a tradição da colheita da fruta em nosso Estado Mato Grosso do Sul, que com o aumento de pastagens e da agricultura perdeu-se um pouco do espaço”, destacou a empresária Ariadne Gonçalves.

No local serão plantadas 50 mudas (medindo de 20 cm de altura) de guavira (Campomanesia spp) em um espaço de 4,9 mil metros quadrados. “A espécie tem um crescimento lento e leva em torno de cinco anos para dar frutos, chegando a uma altura máxima de três metros. Meu sonho é ver os pés florescerem e toda a população ter acesso aos frutos tão típicos do Estado , assim como na minha infância”, explica a Bióloga, com mestrado em Biotecnologia e doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da UCDB. 

Com sabor adocicado, a fruta é muito utilizada na produção de doces, picolés, cachaça, além de servir de alimento para os animais da fauna silvestre. A época de maturação da fruta ocorre nos meses de novembro e dezembro. A parceria surgiu como forma de neutralizar o carbono liberado na realização do Festival Sarau no Parque, realizado durante todo o semestre pela Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura do Estado.

 

MAIS NOTÍCIAS