NOTÍCIAS

Centro de Convenções Arquiteto Gil de Camilo é objeto de estudo de mestranda da Católica

21 de Fevereiro de 2019 09:00

Analisar o Centro de Convenções Arquiteto Gil de Camilo no contexto de eventos socioculturais em Campo Grande foi o objetivo de Denise Engleitner Bascope, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).  Nesta quarta-feira (20), a discente apresentou a dissertação desenvolvida durante o curso à banca avaliadora na sala de defesa do bloco D, no campus Tamandaré.

Dentre os pontos trazidos por Denise, estava a história do centro de convenções, localizado no Parque dos Poderes. Segundo a mestranda, a obra foi idealizada pelo governador Pedro Pedrossian, quando assumiu pela primeira vez o executivo estadual em 1980: “Ele tinha intuito de inserir Campo Grande no contexto cultural do país e por isso teve a ideia de construir o espaço. À época, a construção começou a ser feita pelo arquiteto Rubens Gil de Camilo e não foi concluída, pois após dois anos, houve a primeira eleição direta e Pedro perdeu. O centro só foi finalizado uma década depois, quando Pedrossian retornou ao governo”.

Junto com o contexto histórico, Denise também identificou o projeto arquitetônico e as tecnologias aplicadas à edificação e verificou de que maneira o espaço tem sido utilizado pela população. “Nos últimos 4 anos e 4 meses foram realizados 625 eventos no local. Percebi uma diversidade grande entre eles, mas, a maioria, consiste em ações de entretenimento, lazer, ciência, tecnologia e formaturas”, esclareceu a mestranda.

Na pesquisa, outro objetivo da discente foi identificar o que o espaço representa para a população, por isso fez um levantamento envolvendo tanto os usuários quanto os locatários. “Tive pouca adesão das empresas, contudo percebi que quem frequentou o centro de convenções em algum momento tem um carinho muito grande pelo local. Quando pedi para que os usuários dissessem uma sensação que representasse o momento que viveram ali, só tive duas respostas negativas e muitos mencionaram que se sentiram felizes”, concluiu Denise.  

Intitulada “Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo no cenário sociocultural de Campo Grande (MS)”, a dissertação desenvolvida pela discente foi avaliada pela orientadora da pesquisa, Dra. Maria Augusta Castilho, pela professora da UCDB Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat, e pela docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Dra. Inês Aparecida Tozetti.

 

MAIS NOTÍCIAS