NOTÍCIAS

Centro de Testagem da Covid-19 já realizou 351 testes desde a inauguração

13 de Agosto de 2021 10:59

Em apenas três dias, o Centro de Testagem da Covid-19 no Campus 2 da UCDB em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), já realizou 351 testes em pessoas que apresentaram sintomas da doença. O horário de funcionamento é das 7h30 às 17h30, de segunda a segunda, incluindo o fim de semana.

O local, que foi todo adaptado, está localizado no piso superior do prédio do Campus 2 da UCDB, na Rua Barão do Rio Branco, 1.811, em frente à Praça do Rádio Clube. Ao chegar, a pessoa pega senha, afere a temperatura, passa pela triagem e depois faz a coleta do exame (são quatro pontos simultâneos). Também há uma sala para orientações sobre a doença, isolamento e cuidados.

“O novo centro de testagem tem grande relevância não só pela possibilidade na ampliação na capacidade de realização dos testes diagnósticos na capital, como também pelo apoio que terá no monitoramento de novas cepas circulantes. A UCDB tem a grata satisfação de participar em mais esta ação de apoio à Sesau no combate à pandemia”, declarou o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Cristiano Carvalho. 

Acadêmicos da Católica da área da saúde estão colaborando nos atendimentos. Conforme a Sesau, não é necessário o agendamento, no entanto é preciso estar sentindo pelo menos dois sintomas do novo coronavírus, como febre, tosse seca, coriza, dor de garganta, diarreia, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato, entre outros. O resultado do RT-PCR fica pronto em 72 horas, mas a expectativa é que até o fim deste mês o local passe a fazer testes rápidos.

A UCDB, desde o início da pandemia, vem atuando para colaborar no enfrentamento da doença junto à população ao emprestar ao Lacen-MS o equipamento para diagnóstico por PCR em tempo real; ceder um ultrafreezer a para o acondicionamento de vacinas; produzir e doar álcool em gel; criar projeto (Compre do Vizinho) para fomentar a renda dos pequenos empreendedores; realizar  atendimento de tele-psicologia aos pacientes pós-covid-19 ou aqueles que perderam familiares; atendimentos de fisioterapia para pacientes acometidos pela doença, além da instalação e colaboração nas atividades do Drive-Thru UCDB e sala de vacinação para pedestres.

MAIS NOTÍCIAS