NOTÍCIAS

Cervejaria Prosa é sala de aula para acadêmicos aprenderem bioquímica

31 de Outubro de 2018 11:00

Para que os acadêmicos do 4º semestre de Ciências Biológicas e Biomedicina pudessem aprender bioquímica de uma maneira descontraída e prática, foi promovida pelo professor Dr. Ludovico Migliolo uma visita técnica à Cervejaria Prosa. Além de conhecerem toda a estrutura para a fabricação de seis variedades de chopes com forte identidade sul-mato-grossense, os alunos também conheceram o passo a passo da produção.

Conduzida pela engenheira de alimentos, Regina Nuruki, a visita expôs aos acadêmicos os cinco processos para a fabricação da cerveja — trituração, mostura, filtração, fervura e a fermentação. De acordo com Ludovico, permitir que os alunos vivenciem ambientes como este é uma maneira de estimular o interesse deles pela área e fazer com que tenham um melhor entendimento do que é ensinado pela graduação.

“Como eu ministro para os alunos as disciplinas ‘Bioquímica II’ e ‘Bioquímica Metabólica’, estou ensinando a eles, em sala de aula, o processo fermentação, então nada melhor do que fazer com que o grupo possa acompanhar isso na prática”,  comentou Ludovico.

Segundo Regina, é permitido que as pessoas acompanhem a fabricação das cervejas com o intuito de promover a compreensão em relação ao processo e também a cultura do Estado: “Nossos chopes artesanais levam nomes regionais junto com os sabores como ‘toca da onça’, ‘boiadeira’, ‘ipê’ e ‘piracema’ . Acredito que essa seja uma maneira de disseminar o que temos de bom aqui e acolher bem quem nos visita”.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

MAIS NOTÍCIAS