NOTÍCIAS

Cipa inicia identificação de mapas de riscos em setores da Católica

16 de Abril de 2024 13:23

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa), com orientação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), elaborou mapas de riscos ao trabalhador em setores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), começando com as identificações realizadas nos diversos laboratórios do Biossaúde.

Mesmo esta ferramenta não sendo mais obrigatória desde o início de 2022, a Cipa tomou esse cuidado para informar aos trabalhares sobre riscos ocupacionais classificados em cinco tipos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais, conforme previsto pelo Ministério da Economia, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, por meio das Normas Regulamentadoras nº 9 (NR-9) e nº 12 (NR-12) e da Portaria nº 25/1994. 

Os mapas de risco não têm prazo de validade e podem ser alterados devido às mudanças dos espaços físicos, nos insumos ou do processo de produção. Conforme a Comissão, ainda fará o levantamento de riscos de outras áreas relevantes para os colaboradores.

MAIS NOTÍCIAS