NOTÍCIAS

Comitê de Ética da UCDB promove reunião e qualificação de integrantes

31 de Agosto de 2020 10:39

 

A sexta-feira (28) foi de qualificação para integrantes do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Católica Dom Bosco (CEP/UCDB), promovida pelo órgão nacional, o Conep, ligado ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), via webconferência. O CEP tem o propósito de avaliar as implicações éticas de uma pesquisa desenvolvidas pela Instituição com seres humanos.

A atividade aconteceu em três partes: da primeira, participaram a coordenadora, professora Karla de Toledo Candido Muller, a vice-coordenadora, Sonia Grubits e a colaboradora Francielly Gomes Ribeiro, além da representante dos usuários, Maria Auxiliadora Vilalba Fortunato. Na segunda etapa, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UCDB, professor Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, também participou das orientações do Conep. A terceira e última parte ocorreu com todos os membros do CEP, com roda de  conversa, apresentações temáticas sobre questões relevantes ao Sistema CEP/Conep e fechamento da atividade com a construção de possíveis alternativas de melhoria no trabalho do CEP.

A capacitação foi conduzida por Marina Boaventura e Rejane Eliete Luz Pedro, do Conep. “Muito feliz pela boa avaliação da atuação do nosso CEP/UCDB em relação à proteção dos participantes em estudos com seres humanos. Fomos muito elogiados pela organização e atuação, além de recebermos diversas orientações de melhorias. Tivemos também, além da reunião com todos os membros do CEP, um momento com a gestão, muito bem representado pelo professor Cristiano, que deixou claro o apoio e compromisso da instituição com a ética em pesquisa na UCDB”, destacou a coordenadora Karla.

Participam também como membros do comitê: André Luis de Oliveira Krug, Carlos Magno Naglis Vieira, Denilson de Oliveira Guilherme, José Francisco Sarmento, José Licínio Backes, Lilliam May Grespan Estodutto da Silva, Lenir Gomes Ximenes, Lucélia Nogueira Tashima, Ludovico Migliolo, Pedro Pereira Borges, Rocheli Carnaval Cavalcanti e Thiago Muller da Silva.

 

MAIS NOTÍCIAS