NOTÍCIAS

Como preparação para o início do ano letivo, professores participam de acolhida e de formação

29 de Janeiro de 2019 07:00

Falta uma semana para o início das aulas na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e para os educadores da Instituição, esse período, é de preparação. Na noite desta segunda-feira (28), os professores retornaram às atividades e participaram da Acolhida Docente, realizada no anfiteatro do bloco A do campus Tamandaré.

O encontro foi aberto com um momento de oração promovido pela Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários que é comandada pelo Pe. João Marcos de Araújo Ramos. Em seguida, o Pró-Reitor de Administração, Ir. Herivelton Breitenbach, fez um breve relato referente as mudanças estruturais no campus que foram realizadas no ano passado e também as previstas para 2019. Na parte da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o Pró-Reitor, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, expôs para os docentes a organização da pasta e as novas tecnologias implantadas para auxiliar no trabalho dos pesquisadores.

Já o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Ir. Gillianno José Mazzetto de Castro, apresentou aos professores informações sobre a organização da acolhida voltada para os acadêmicos. Também foi falado a respeito dos 34 projetos previstos pela Carta de Navegação 2018-2022 (planejamento estratégico da Católica) que estarão em execução este ano, e sobre o programa Universidade Verde, que visa a implantar na Católica, cada vez mais, práticas sustentáveis.

Outro ponto exposto para os docentes por Gillianno foi o novo Programa Pedagógico Institucional (PPI) — documento que prevê o modelo educativo da UCDB. "Repensamos nossa forma de aprender e ensinar de uma maneira colaborativa. Faz cinco anos que esse modelo é estruturado na Católica por uma equipe multidisciplinar e trouxe conceitos que envolvem a diversidade, uma Universidade que estimula a investigação e acredita que a educação se faz em conjunto”, pontuou o Pró-Reitor.

Rúbia Renata Marques, Pró-Reitora de Graduação e Extensão da Católica, agradeceu o trabalho realizado pelo corpo docente e também falou sobre o PPI. Na data, enfatizou para os professores a importância do comprometimento para que a nova proposta seja desenvolvida. “Nós precisamos refletir, repensar e reconstruir a nossa forma de ensinar para que a gente aprimore, ainda mais, o trabalho de excelência que fazemos na Universidade. É um projeto que nasce para que a gente possa formar o aluno em sua integridade e fazer com que ele seja um bom cristão, um honesto cidadão e um profissional competente”, comentou Rúbia.

Por fim, o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, encerrou o encontro desejando boas-vindas aos docentes.

 

Semana de Formação

A Acolhida Docente foi a primeira atividade da semana de formação voltada para os professores que tem continuidade nesta terça-feira (29), quando serão promovidas oito oficinas pedagógicas. Além de trazer temas como salesianidade e educação superior; diversidade e a Universidade; e pesquisa como mediação do processo de aprendizagem, as capacitações também abordam as metodologias ativas, tanto no âmbito da educação especial, como em grupo e no meio digital. Cada oficina será ministrada duas vezes, uma no período da manhã, das 8h às 11h, e a outra a noite, das 19h às 22h.

Já na quarta-feira (30), divididos por área do conhecimento, os professores participam de uma reunião para troca de experiências e diálogo a respeito do novo projeto pedagógico. No dia seguinte (31), a coordenação de cada curso irá promover um encontro com o corpo docente para alinhar o modo de trabalho.

A Semana de Formação encerra-se no dia 1º de fevereiro (sexta-feira), quando será realizada uma palestra voltada para todos os professores, das 8h às 11h. “Ambiente educativo como ecossistema da perspectiva Salesiana” é o tema que vai ser abordado pelo Pró-Reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), Me. Antônio Wardison Canabrava da Silva.

MAIS NOTÍCIAS