NOTÍCIAS

Crie-MS realiza última reunião do ano e elege nova diretoria para 2019/2020

17 de Dezembro de 2018 17:18

 

Integrantes do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS) realizaram a última reunião do ano nesta segunda-feira (17), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com uma discussão sobre as atividades realizadas desde a criação do conselho, em 2017, e as próximas atividades para 2019. Participaram do evento o presidente do Crie-MS, Fábio Edir dos Santos (Uems), o vice-presidente, Pe. Ricardo Carlos (UCDB), Marcelo Turine (UFMS), Luiz Simão Staszczak (IFMS) e Patrícia Bueno, representando o Reitor da Uniderp, Taner Douglas Alves Bitencourt.

Por aclamação, foram eleitos para compor a presidência do Crie-MS em 2019/2020 Marcelo Turine, com presidente, e Taner Bitencourt, como vice-presidente. A posse será no dia 18 de março, no campus da UFMS.

“O Crie-MS já tem um ano e meio de atividades e, nesse tempo, realizamos muitas ações. Cito os avanços com a UniRila [Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana], a parceria com os deputados estaduais, que proporcionaram a entrega de homenagens às pessoas que têm contribuído muito para a educação em Mato Grosso do Sul, entre outros pontos. Temos novas ações para 2019, na cultura, ampliação da mobilidade academia, novo site, são muitos projetos”, destacou o presidente Fábio Edir.

Para Pe. Ricardo, a avaliação do trabalho que vem sendo desenvolvido é muito positiva, principalmente pela aproximação entre as universidades. “Já foram dados passos importantes e queremos dar continuidade a este trabalho e os grandes beneficiados serão os acadêmicos e a sociedade de Mato Grosso do Sul”.

O futuro presidente do Crie-MS, Marcelo Turine, destacou o modelo de cooperação criado no Estado. “Crie-MS é modelo nacional, onde a cooperação, respeito entre instituições contribuem para a formação dos jovens,  para fortalecimento dos nossos mestrados e doutorados e tornou-se uma ferramenta estratégica para MS”, avaliou.

Agenda para 2019

Durante a reunião, foi feito um novo planejamento  para 2019. Entre as ações previstas está a criação do estatuto da UniRILA, além do fortalecimento do site do Crie-MS e a promoção de um corredor cultural dentro das universidades que irá proporcionar às comunidades acadêmicas festivais e oficinas voltados para a música, artes cênicas e dança.

Os reitores definiram as agendas de reuniões para o próximo ano. Além da reunião de março, foram agendados reuniões no dia 3 de junho, na UFGD, 21 de agosto, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, 13 de setembro, na Uems, e 2 de dezembro, na Uniderp.

 

 

MAIS NOTÍCIAS