NOTÍCIAS

Designer, egresso da UCDB, desenvolve game e participa de campeonato internacional

07 de Fevereiro de 2019 09:00

João Victor Ramos, de 26 anos, egresso do curso de Design da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), participou, em janeiro, do maior evento de criação de jogos do mundo: o Global Game Jam (GGJ). Neste ano, a edição do campeonato internacional contou com a participação de competidores de 114 países e teve como tema “What home means to you” — tradução livre: O que o lar significa para você.

Como um dos 47 representantes de Campo Grande (MS), João desenvolveu um game com o intuito de gerar reflexão nos usuários e baseou-se na realidade dos moradores de rua. “Tive 48 horas para desenvolver o jogo, por isso, assim que fiquei sabendo qual era o tema achei que seria muito fácil dizer o que significa lar para mim. Foi então que decidi fazer algo que mostrasse o significado de lar para essas pessoas que não possuem um espaço específico para chamar de casa”, comentou o designer.

O jogo intitulado como “Home” foi desenvolvido a partir do momento em que João conheceu a realidade dessa população e surpreendeu-se com as respostas que recebidas: “A grande maioria dos moradores me disse que lar se define pelas pessoas que estão entorno. Para eles, são aqueles que os acompanham, que se preocupam e demonstram afeto”.

Segundo o designer, após ouvir os depoimentos, ele desenvolveu o game com o intuito de provocar uma reflexão nos jogadores. No jogo, o player conduz um avatar e, logo após receber uma mensagem, já ganha espaço para interagir com alguns moradores de rua. A partir disso, recebe a missão de encontrar um alimento para uma pessoa que não come alguns dias, contudo, o avatar também aparece com fome, o que causa um dilema moral no jogador.  

Interessados em saber mais sobre o jogo podem baixa-lo por meio da página do Global Game Jam, basta clicar aqui.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

MAIS NOTÍCIAS