NOTÍCIAS

Dia Anec MS debate Plano Nacional de Educação

27 de Março de 2024 08:14

 

Representantes de escolas e instituições de ensino superior participaram do Dia Anec MS, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica (Anec) em Mato Grosso do Sul. O evento aconteceu na tarde de ontem (26), no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande. O Pró-Reitor em exercício, Taner Douglas Alves Bitencourt, e o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Cristiano Carvalho, participaram das atividades.

O diretor da Anec-MS, Pe. Jair Marques, da Faculdade Santa Teresa, de Corumbá, destacou a participação dos representantes das associadas para o fortalecimento da educação católica. “O Dia Anec-MS acontece todos os anos, colocando em pauta temas importantes para a educação. Além de promover a interação entre a educação básica e o ensino superior, tem a finalidade de fortalecer laços, incentivar reflexões e consolidar a identidade de uma educação católica”, destacaram os organizadores.

A palestrante foi Zuleica Reis Ávila, diretora do Colégio Santa Dorotéia, em Minas Gerais, que abordou o tema “Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. A palestrante começou fazendo um balanço do PNE anterior que alcançou apenas uma meta.

“A indignação é enorme quando a gente vê que o plano vai ser construído com a colaboração da sociedade, mas uma sociedade que não sabe o que é um chão de escola, sem condições e sem estrutura para que essas pessoas possam evoluir. A desigualdade no Brasil é gritante. Então, precisamos reunir a força da educação católica e fazer o governo entender que podemos ser parceiros, que nós não somos contra a escola pública, que podemos ajudar”, destacou a palestrante.

E mediação do debate foi feita pela professora da UCDB Ana Paula Gaspar Melim. O evento teve, ainda, a participação do grupo Aves Pantaneiras, da Área de Cultura e Arte da universidade.

 

 

MAIS NOTÍCIAS