NOTÍCIAS

Dia Anec/MS reúne educadores para refletir sobre espiritualidade em tempos de pandemia

12 de Março de 2021 15:44

 

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil/ Mato Grosso do Sul promoveu a palestra “Educação e espiritualidade em tempos de pandemia” para marcar o Dia Anec/MS, nesta sexta-feira (12). O encontro foi transmitido pelo Youtube da associação.

A abertura foi feita pelo Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, e teve a participação, também, da Ir. Marli Silva, Ir. Adriana Santos e de Roberta Guedes, representantes da Anec.

“Momentos como este são importantes para nossa vida de educadores e educadoras. O educador não vive só de ensinamentos, de cultura e de sabedoria. Precisamos da sabedoria divina, para que ela dê sentido a nossa sabedoria humana. Este é um momento bem complicado que nosso País se encontra e precisamos da ajuda de Deus e de Nossa Senhora para que eles nos deem força e coragem para continuarmos na nossa missão de educador”, destacou o Reitor.

Pe. Marinoni continuou: “O tema escolhido tem justamente essa finalidade: refletir sobre algo que nos fortaleça, nos diga que apesar das dificuldades, da pandemia, da ausência física dos nossos alunos e alunas, nós continuamos sendo educadores e temos que fazer prevalecer nossa criatividade para manter nosso contato com eles e as famílias. A sabedoria humana é muito importante mas se não estiver alicerçada na sabedoria divina, nós perdemos o sentido de educadores cristãos, que têm a preocupação com a vida, com a saúde espiritual dos nossos destinatários, dos familiares e dos colaboradores”.

A palestra foi feita pelo professor da UCDB Brasdorico Merqueados dos Santos, que reforçou: “Fui desafiado a mostrar a união entre educação e espiritualidade diante da pandemia que estamos vivendo e gostaria de ampliar a reflexão e trazer para a nossa vida, para o nosso dia a dia. Proponho passarmos por duas compreensões de espiritualidade: a primeira é intrínseca às pessoas; a segunda é a espiritualidade cristã, baseada na fé em Jesus Cristo. A educação é uma obra do amor e o amor é fruto da espiritualidade”, disse Bras. “O educador cristão se conhece na crise por sua fé, sua esperança, seu testemunho, seus discursos e atitudes”.

O evento foi destinado a professores, equipes pedagógicas e colaboradores administrativos de Instituições Católicas de Mato Grosso do Sul.

MAIS NOTÍCIAS