NOTÍCIAS

Dimensão humana no espaço urbano de Campo Grande é tema de dissertação

05 de Novembro de 2018 07:00

O Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, na manhã de terça-feira (30/10), a defesa da dissertação da mestranda Lina Yule Queiroz de Oliveira. Sob a orientação da professora Dra. Maria Augusta de Castilho, a discente desenvolveu a pesquisa com o tema: “A Dimensão Humana no Espaço Urbano: A Área Central de Campo Grande, MS”.

A mestranda escolheu o tema apresentado ao perceber que as cidades atualmente são muito mais voltadas para os carros e não necessariamente para as pessoas, querendo então resgatar a questão do planejamento urbano humanista, que era feito antigamente, e analisar o processo de revitalização do centro de Campo Grande, que está sendo feito no momento.

Lina desenvolveu sua dissertação fazendo uma pesquisa de campo bem intensa no centro, mapeamento de atividades, análise das fachadas e edifícios e contagem de pedestres, esse último contando de forma manual a quantidade de pedestres por hora durante 12 horas.

“Para as cidades serem consideradas humanas existem quatro objetivos: seguras, saudáveis, vivas e sustentáveis”, explica Lina. “Tem um critério de proteção, de conforto e de prazer, e os critérios de proteção, principalmente aqui no centro urbano não são atendidos. Então, essa parte da segurança pesa muito, porque se o centro for percebido como inseguro vai influenciar na quantidade de pessoas, que permanecem no local”.

Participaram da banca examinadora, além da orientadora, a professora da Católica Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat e o professor convidado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Gutemberg dos Santos Weingartner. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3612.

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes

MAIS NOTÍCIAS