NOTÍCIAS

Docente da UCDB participa de fórum no Chile sobre corredor bioceânico

28 de Novembro de 2023 14:18

A professora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Arlinda Cantero Dorsa, participa nesta terça-feira (28) até o dia 30 de novembro do IV Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, que é realizado no Centro de Convenções de Iquique, localizada na região de Tarapacá, no Chile. 

A Católica integra a Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila), criada no segundo semestre de 2016, sendo composta também pelas universidades Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Anhanguera/Uniderp e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), além da Universidade Nacional de Jujuy e a Universidade Nacional de Salta, da Argentina; Universidade de Antofagasta e Universidade Católica do Norte do Chile, ambas do Chile; e a Universidade Nacional de Assunção, do Paraguai.

Empresários, autoridades e representantes de instituições de ensino e pesquisa embarcaram na sexta-feira (25) em uma expedição para test drive na rota, organizada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Mato Grosso do Sul (Setlog-MS), cujas conclusões serão apresentadas no Fórum.

A Rota Bioceânica está prevista para entrar em operação em 2025 como um novo eixo logístico da América do Sul, interligando o Brasil, passando pelo Paraguai, pela Argentina, chegando aos portos do Chile, que estão no Oceano Pacífico. O Estado de Mato Grosso do Sul está em posição estratégica no centro do caminho. 

 

MAIS NOTÍCIAS