NOTÍCIAS

Docentes da Católica apresentam projeto de aquaponia no maior evento de agronegócio em MS

25 de Janeiro de 2019 09:00

Três professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) representaram a Instituição no maior evento voltado para o agronegócio em Mato Grosso do Sul: o Showtec 2019. A feira foi realizada nos dias 16 e 17 deste mês, em Maracaju, que fica há 160km de Campo Grande.

Durante o evento, os docentes Dr. Denilson de Oliveira Guilherme, Dra. Milena Wolff e Dr. Naji Rajai Nasri Ama apresentaram ao público o projeto piloto sobre aquaponia executado na Fazenda-Escola da Católica. Desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária em parceria com os cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharia de Controle e Automação, o sistema de cultivo une a piscicultura com a produção de hortaliças orgânicas por meio da hidroponia, é sustentável e gera economia no gasto com insumos.

“Pela primeira vez pudemos expor na feira uma tecnologia desenvolvida na UCDB. Esse trabalho destaca-se pela originalidade, pois há apenas uma instituição no Estado, além da nossa, que possui esse tipo de tecnologia, mas ainda assim, a nossa foi feita em um modelo diferente. Percebemos que a receptividade do público foi muito positiva, as pessoas ficaram interessadas ao verem as hortaliças sendo produzidas em pedras irrigadas com efluente de peixe”, comentou professor Denilson.

Com o tema “Grande negócios, produzindo conhecimento”, o Showtec reuniu mais de 100 expositores e trouxe ao visitante mostras de ferramentas para o campo, maquinários agrícolas de última geração e exposições de novos produtos.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei

MAIS NOTÍCIAS