NOTÍCIAS

Docentes da UCDB são homenageados no Dia Estadual da Educação Superior em MS

22 de Novembro de 2022 12:21

Experientes da arte de educar no ensino superior, mais dois professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foram homenageados nesta segunda-feira (21), pelo Dia Estadual da Educação Superior, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para o engrandecimento da educação do ensino superior. A sessão solene, promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS), foi realizada no plenário Deputado Júlio Maia.

Pela Católica, o professor Dr. Heitor Romero Marques recebeu a comenda Pedro Pedrossian e a professora Dra. Maria Augusta de Castilho a medalha Darcy Ribeiro. Educadores de outras instituições de ensino também foram homenageados na ocasião. “Essa homenagem foi uma surpresa grande e mais uma oportunidade para que isso sirva de exemplo para outras pessoas que queiram fazer a mesma caminhada que a gente e melhorando os aspectos que a gente não fez tão bem feito. É uma oportunidade de repensar essa caminhada e agir melhor no tempo que nos resta para frente”, destacou o professor dr. Heitor Romero Marques, que está na docência há 53 anos, sendo 36 deles na Católica.

Para a professora dra. Maria Augusta de Castilho a homenagem vem coroar os 60 anos de docência que acaba de completar neste ano.  “Nessa trajetória recebi homenagens não só de alunos, mas de instituições, mas como é um prêmio de educação Darcy Ribeiro parece que estou encerrando a minha carreira com uma grande homenagem. Pra mim é uma honra e quero levar essa medalha dentro do meu coração como uma espécie de incentivo para continuar trabalhando na área da educação, que é o meu maior prazer. Pretendo dar aula por mais uns três anos ainda”, comemorou a docente.

O Reitor da UCDB, Padre José Marinoni, integrou a mesa da sessão solene e depois também foi ele quem entregou a honraria aos docentes da Católica ao lado do presidente da Assembleia Legislativa de MS, deputado Paulo Corrêa. “A homenagem que é prestada aos professores é o reconhecimento do trabalho e da dedicação. Quero não só parabenizá-los, mas agradecer por tudo aquilo que fizeram e ainda estão fazendo em prol da Universidade e da educação de Mato Grosso do Sul. Eles estão demostrando a sociedade que vale a pena ser educador, que vale a pena pesquisar e que vale a pena inovar”, destacou o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni.

Já o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, reforçou a importância das universidades públicas e privadas para produção de conhecimento e o investimento aplicado nos últimos anos. “São instituições que sempre estiveram na vanguarda e contribuem permanentemente para o desenvolvimento das cidades e o progresso social. Nosso governo tem feito investimento permanente na produção de conhecimento científico por meio da nossa Fundação de Apoio de Ensino, Ciência e Tecnologia. De 2015 a 2022 investimos R$ 175 milhões, montante que corresponde a 66% de todo o valor investido na história da criação da nossa Fundação de Ciência e Tecnologia”, destacou o governador do Estado.

Também integraram a mesa da sessão solene o deputado federal Luís Ovando, reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Jones Dari Goettert, a reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Borges Monteiro Cassiano, o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Prof.  Marcelo Augusto Turine, o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, e o reitor da Uniderp Anhanguera, Cristiano Cupertino.

Antes das homenagens aos educadores foi empossada a nova diretoria do Crie/MS, que passa a ser presidida pelo reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Laércio Alves de Carvalho, e pelo o vice-presidente Jones Dari Goettert, reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Além da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o Crie/MS é composto pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Uniderp-Anhanguera, e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O Conselho é uma iniciativa inédita em prol do desenvolvimento da educação superior.

Leia mais:

20/08/2021 - Dia da Educação Superior: Professores da UCDB são homenageados

21/08/2020 - Sessão solene da Assembleia Legislativa homenageia educadores

23/08/2018 - Pe. Marinoni e professora Cleonice são homenageados pela Assembleia Legislativa e Crie-MS

 

MAIS NOTÍCIAS