NOTÍCIAS

Docentes, mestrandos e doutorandos da UCDB participam de Congresso Internacional na Espanha

31 de Outubro de 2018 15:00

Entre os dias 25 e 28 deste mês, a coordenadora do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Liliana Andolpho Magalhães Guimarães, e a coordenadora do curso de Administração da Instituição, Maria Aparecida Canale Balduíno, junto com um mestrando e duas doutorandas em Psicologia, estiveram em Granada, na Espanha, para participarem do XI Congresso Internacional e XVI Congresso Nacional de Psicologia Clínica.

Durante os eventos, Liliana coordenou uma mesa-redonda sobre “Fenômenos psicossociais negativa e positiva no contexto organizacional: Concepções e práticas em direção à saúde psicossocial do trabalhador”. Já a professora Maria Aparecida, o mestrando Sylvio Tutya, a especialista Fátima Macedo e as doutorandas Vanusa Meneghel e Elaine Vaz Vaez apresentaram diferentes trabalhos no congresso internacional.

Além da participação no encontro, no mesmo período, o grupo também promoveu uma mesa-redonda por meio de vídeo conferência no V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão — Saberes em Ação, realizado no campus Tamandaré.  No anfiteatro do bloco B da Católica participaram do debate sobre “Gestão, tecnologia e Saúde no Trabalho”, o doutorando em Psicologia Fernando Faleiros e o coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads), Marcos Alves. Simultaneamente, de Granada, Liliana, Maria Aparecida, Fátima e os alunos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia também falaram a respeito do assunto.

Dezenas de acadêmicos de várias áreas do conhecimento assistiram ao debate que, entre os pontos abordados, destacou a importância das pessoas nas organizações. “Como as empresas estão pensando nos funcionários nesse processo. Como pensam em melhorar, pois as equipes estão cada vez mais multidisciplinares”, destacou a professora Maria Aparecida.

Visitas às universidades espanholas

Ainda durante este mês, as professoras Liliana e Maria Aparecida visitaram duas universidades na Espanha — a Universidade Internacional de La Rioja e a Universidade de Málaga (UM). Em Málaga, Liliana esteve na estância de investigação do Departamento de Psicologia Social, Trabalho Social, Antropologia Social e Estudos da Àsia Oriental.

Além disso, a docente também ministrou uma palestra sobre qualidade de vida e trabalho para acadêmicos que compõem o grupo de estudos “Qualidade de vida e intervenção comunitária e organizacional na UM” e, a partir do encontro, Liliana foi convidada para ser membro internacional da equipe.

Durante o período em que permaneceram em Málaga, as docentes conheceram o espaço Link by UMA-ATech, voltado para o desenvolvimento de programas de fomento, de inovação social e também de empreendimentos para universitários. Maria Aparecida também participou da preparação das Jornadas de Empreendedorismo Social e Sustentabilidade.

MAIS NOTÍCIAS