NOTÍCIAS

Doutorando da Católica avalia aspectos da araruta como cultivo sustentável

15 de Fevereiro de 2019 09:00

“Crescimento econômico e a questão ambiental no Brasil: Uma abordagem econométrica” foi o tema da tese defendida, nesta quinta-feira (14), por Vitor Hugo dos Santos Brito, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Sob orientação do professor Dr. Reginaldo Brito da Costa, Vitor Hugo teve como objeto de estudo a planta Maranta arundinacea L., popularmente conhecida como araruta. Por tratar-se de uma erva cujo caule subterrâneo possui uma fécula branca alimentícia, o doutorando avaliou os aspectos fitotécnicos e agroquímicos da espécie como cultivo sustentável.  Durante a pesquisa foi possível estabelecer uma revisão sistemática sobre a araruta, além de avaliar a influência da nutrição vegetal a partir da quantidade e da qualidade de amido presente na planta.

Participaram da banca avaliadora, junto com o orientador da tese, a Pró-Reitora de Graduação e Extensão da Católica, Dra. Rúbia Renata Marques; a docente da UCDB Dra. Antônia Railda Roel; a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dra. Juliana Rodrigues Donadon e a docente da Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile) Dra. Ursula Steinfort.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

MAIS NOTÍCIAS