NOTÍCIAS

Doutorando da UCDB faz análise fenomenológica do desenvolvimento econômico

13 de Novembro de 2020 16:15

O Programa de Pós-Graduação mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realizou na sexta-feira (13), por meio de videoconferência, a banca de defesa de tese do doutorando Victor Hugo de Oliveira Marques, com o tema ‘Desenvolvimento: uma abordagem fenomenológica’, sob a orientação do professor Dr. Josemar de Campos Maciel.

“Primeiro quero traçar um diagnóstico sobre as teorias de desenvolvimento que existem e perceber que as teorias de desenvolvimento ocultam um dado fundamental de que é a ideia do desenvolvimento é apenas de matriz econômica e que essa economia é suficiente para definir o que é o desenvolvimento. O segundo ponto é oferecer um prognóstico para esse ocultamento da pluralidade do desenvolvimento frente à hegemonia econômica. Ofereço uma abordagem fenomenológica para o desenvolvimento e consigo mostrar que essa economia colocada como hegemônica ocultou uma coisa chamada enraizamento, ou seja, o desenvolvimento da relação com o meio ambiente, com o homem. Cada vez mais que o desenvolvimento se instala, menor é o contato das pessoas com as coisas naturais, gerando problemas ambientais, sociais, entre outros”, explica o doutorando.

Ele conclui que é preciso reverter a situação para a preservação do meio ambiente. ““Esse processo das ligações humanas com seu meio e com as coisas naturais deve ser enfrentadas retomando o enraizamento deste homem com seu meio. Somente dentro desse processo de compreensão do modo de ser do homem é que nós vamos entender que todas as suas ações em prol do desenvolvimento devem levar em consideração as relações com seu meio”, conclui.

Além do orientador, a banca de defesa foi composta pelos professores Dr. André Brayner de Farias (PUCRS), Dra. Anita Guazzelli Bernardes (UCDB), Dra. Arlinda Cantero Dorsa (UCDB) e Dr. Luis Alejandro Lasso Gutierrez (UFMS).  

MAIS NOTÍCIAS