NOTÍCIAS

Doutorando em Psicologia desenvolve tese voltada para a ontologia

01 de Fevereiro de 2019 09:00

Ruben Artur Lemkei, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) defendeu, na manhã de quarta-feira (30), a pesquisa desenvolvida durante o curso. Com o tema “A falta-a-ser como dimensão ontológica do desejo em Lacan: Uma discussão a partir de elementos da ontologia heideggeriana”, o trabalho foi exposto na sala de defesa do bloco D no campus Tamandaré.

A ciência que engloba as questões gerais relacionadas ao significado do ser e da existência, denominada ontologia, foi trabalhada por Ruben ao desenvolver a tese. A partir da teoria do desejo, o doutorando expôs uma maneira de contribuir com as discussões em ontologia, abordando o estudo do psicanalista francês, Jacques Lacan, junto com elementos associados ao filósofo Martin Heidegger. “O estudo da teoria convoca uma análise de uma dimensão ontológica”, concluiu Ruben.

Fizeram parte da banca avaliadora o orientador da tese, Dr. Márcio Luís da Costa, o professor da Universidade de São Paulo (USP) Dr. Christian Ingo Lenz Dunker; a docente da UCDB Dra. Sônia Grubits e o professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Dr. Thiago Ravanello. Para obter mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado), entre em contato por meio do número (67) 3312-3605. 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

MAIS NOTÍCIAS