NOTÍCIAS

Doutorando trata de condições ético-intersubjetivas para construção do vínculo na análise e nas psicoterapias

28 de Fevereiro de 2019 09:00

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na quarta-feira (27) a defesa da tese do doutorando Mário Balduíno Jr., com o tema “Condições Ético-Intersubjetivas para a construção do vínculo na análise e nas psicoterapias”.

“Meu trabalho abraça uma questão fundamental para a construção do vínculo, que é a questão da ética. Para construir esse trabalho eu fiz uma pesquisa, começando desde os clássicos, até os pensadores mais modernos, da psicanalise, da Gestalt-terapia, da psicoterapia comportamental, ao final eu discuto a questão da filosofia de Emmanuel Levinas, como uma forma de contribuir na formação dos novos professores, novos profissionais, basicamente essa é a proposta”, contou.

Ele destaca que as pessoas estão muito solitárias. “Vivemos num mundo solipsista, as pessoas estão muito solitárias, e o que a gente percebe é que todas as correntes teóricas, de um jeito ou de outro, ao seu modo e no seu tempo, discutem a questão do vínculo”.  

O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Mário Luís Costa e a banca composta pelos professores Dr. Calvino Camargo (UFPR), Dra. Ednéia Nunes Cerchiari (UEMS) e Dra. Sonia Grubits (UCDB).

MAIS NOTÍCIAS