NOTÍCIAS

EDITAL: Abertas inscrições para o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Licenciaturas

05 de Julho de 2022 10:05

Estão abertas as pré-inscrições para cursos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) teve a pré-aprovação de quatro cursos com 120 vagas para oferta em 2022 (https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/resultados-dos-editais/30052022_Edital_1720084_Edital_8.2022.pdf). Estão disponíveis cursos de 2ª licenciatura, para professores licenciados que atuam fora de sua área de formação na rede pública de educação básica, com aulas 100% presenciais dois dias na semana no período noturno.

O Parfor, é uma ação da Capes (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-8/2022-378422301) que visa contribuir para formação de professores em serviço na rede pública de Educação Básica e a UCDB tem como parceiras as Secretarias Municipal e Estadual de Educação. Os cursos são gratuitos, presenciais no com aulas três dias da semana no período noturno.

Os interessados deverão se cadastrar ou atualizar seu cadastro na Plataforma Capes de Educação Básica até o dia 13 de julho, além de realizar a sua pré-inscrição até o dia 18 de julho na Plataforma Capes de Educação Básica.

A realização da pré-inscrição é o primeiro passo para que o professor da educação básica possa cursar gratuitamente na UCDB, a segunda licenciatura em Ciências Biológicas, em História, em Letras-Inglês e em Pedagogia.

Passo a passo para se inscrever no programa

1 - O professor deve se cadastrar na Plataforma Freire (http://freire.capes.gov.br). Nela estão disponíveis os cursos ofertados, bem como os locais de sua realização, e demais informações.

2 - O professor cadastrado deve se pré-inscrever por meio da Plataforma Capes de Educação Básica (https://eb.capes.gov.br/portal/) no curso correspondente à disciplina que ministra na rede pública, no município desejado.

3 - A Secretaria de Educação Estadual ou Municipal, dependendo da rede da qual o professor faz parte, deve validar a pré-inscrição, confirmando que o professor necessita daquela formação.

4 - As instituições de ensino, de posse do relatório de validações, procedem com o processo seletivo e de matrículas a seu critério, para formar as turmas do Parfor. É de responsabilidade das instituições comunicarem aos professores selecionados sobre o procedimento de matrícula.

MAIS NOTÍCIAS