NOTÍCIAS

Edital Progex: Vivências em Cidadania

29 de Abril de 2019 08:36

 

Edital Nº 002/2019 SELEÇÃO DE PROPOSTA DOCENTE PARA O PROJETO SALESIANO VIVÊNCIAS EM CIDADANIA

Torna-se público, para conhecimento dos interessados, que a Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, através de suas Pró-Reitorias de  Graduação e Extensão – PROGEX e de Pastoral e Assuntos Comunitários – PROPAS, realizará PROCESSO SELETIVO de propostas de trabalho docente para o Projeto Salesiano Vivências em Cidadania conforme exigências estabelecidas neste Edital.

1 - DO OBJETO

O presente Edital tem por objeto a seleção de propostas docentes para o Projeto Salesiano Vivências em Cidadania Operação “Cuiabá” a ser realizado entre os dias 27 de julho a 03 de agosto de 2019.

 

2 - DO OBJETIVO

Possibilitar vivências e aprendizagens interdisciplinares, articulando Ensino, Extensão, Pastoral e Pesquisa, propondo soluções inovadoras para demandas e problemáticas locais de maneira  a contribuir para o protagonismo acadêmico e comunitário, favorecendo a ecologia de saberes.

 

3 - DAS CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO

3.1 A Operação “Cuiabá” será realizada em Obra Salesiana no Município de Cuiabá/MT;

3.2 A UCDB disponibilizará o transporte da equipe entre a cidade de partida e o município onde serão desenvolvidas as atividades, assim como os translados para a realização da operação.

3.3 Após a divulgação da proposta selecionada, será realizada viagem precursora do professor(a) – coordenador(a) e representante da Pastoral Universitária ao município. A viagem precursora, de caráter obrigatório, tem por objetivo proporcionar condições para que a equipe ajuste a proposta de trabalho à realidade e às necessidades do município;

3.4 O professor(a) que realizar a viagem precursora deverá ser, obrigatoriamente, o professor coordenador da equipe;

3.5 Após a viagem precursora, a equipe deverá submeter uma cópia da proposta final de trabalho, indicando as atualizações;

3.6 Ao término da operação, a equipe deverá enviar o relatório de atividades e elaborar publicação cientifica da ação;

3.7 Cada professor receberá ao final da atividade o valor de R$ 2.000,00 referente a execução da proposta;

3.8 No período de ausência  dos docentes selecionados, seja na viagem precursora ou no período da ação, a UCDB se responsabiliza pelo pagamento  de professor substituto em aulas presenciais. No entanto o professor substituto deverá ser indicado antecipadamente pelo professor que estiver participando do Projeto Vivências em Cidadania, em consonância com o(s) coordenador(es) do(s) curso(s) em que os docentes estiverem lotados.

 

4 - DA PROPOSTA DE TRABALHO

4.1 A proposta de trabalho deverá ser apresentada por dois professores sendo um deles responsável pela coordenação;

4.2 A proposta de trabalho deverá abranger ao menos duas das seguintes áreas temáticas de acordo com a realidade local:

Área Temática

Formas de operacionalização

Educação

1.Alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos; formação do leitor e do produtor de textos; incentivo à leitura;  Artes gráficas, fotografia, cinema, vídeo; memória, produção e difusão cultural e artística; Processos de atenção (educação, saúde, assistência social, etc), promoção, defesa e garantia de direitos; ações especiais de prevenção e erradicação do trabalho infantil; desenvolvimento de metodologias de intervenção tendo como objeto enfocado na ação crianças, adolescentes e suas famílias.

Saúde

Planejamento, implementação e avaliação de metodologias de intervenção e de investigação tendo como tema o perfil epidemiológico de endemias e epidemias e a transmissão de doenças no meio rural e urbano;  Uso correto de medicamentos para a assistência à saúde, em seus processos que envolvem a farmacoterapia; farmácia nuclear; diagnóstico laboratorial; análises químicas, físico-químicas, biológicas, microbiológicas e toxicológicas de fármacos, insumos farmacêuticos, medicamentos e fitoterápicos. Processos de atenção (educação, saúde, assistência social, etc), desenvolvimento de metodologias de intervenção individual e coletiva, tendo como objeto enfocado na ação essas pessoas e suas famílias.

 

assistência à saúde animal: prevenção, diagnóstico

Promoção da saúde das pessoas, famílias e comunidades; humanização dos serviços; prestação de serviços institucionais em ambulatórios, laboratórios, clínicas e hospitais universitários;

Meio Ambiente

Implementação e avaliação de processos de educação ambiental de redução da poluição do ar, águas e solo; discussão da Agenda 21; discussão de impactos ambientais de empreendimentos e de planos básicos ambientais; preservação de recursos naturais e planejamento ambiental; questões florestais; meio ambiente e qualidade de vida; cidadania e meio ambiente;

Planejamento de microbacias, preservação de mata ciliar e dos recursos hídricos, gerenciamento de recursos hídricos e bacias hidrográficas; prevenção e controle da poluição; arbitragem de conflitos; participação em agências e comitês estaduais e nacionais; assessoria técnica a conselhos estaduais, comitês e consórcios municipais de recursos hídricos;

 

Tecnologia e Produção

Processos de investigação e produção de novas tecnologias, técnicas, processos produtivos, padrões de consumo e produção (inclusive tecnologias sociais, práticas e protocolos de produção de bens e serviços); serviços tecnológicos; estudos de viabilidade técnica, financeira e econômica; adaptação de tecnologias.

Direitos Humanos e Justiça

Apoio a organizações e ações de memória social, defesa, proteção e promoção de direitos humanos; direito agrário e fundiário; assistência jurídica e judiciária, individual e coletiva, a instituições e organizações; bioética médica e jurídica; ações educativas e preventivas para garantia de direitos humanos.

Planejamento, implementação e avaliação de processos e metodologias, dentro de uma compreensão global do conceito de segurança pública, visando proporcionar soluções e tratamento de problemas relacionados; orientação e assistência jurídica, judiciária, psicológica e social à população carcerária e seus familiares; assessoria a projetos de educação, saúde e trabalho aos apenados e familiares; questão penitenciária; violência; mediação de conflitos; atenção a vítimas de crimes violentos; proteção a testemunhas; policiamento comunitário.

Comunicação

Processos de produção e edição de notícias para mídias impressas e eletrônicas; assessorias e consultorias para órgãos de imprensa em geral; crítica de mídia;

Mídias contemporâneas, multimídia, web-arte, arte digital;

4.3 A proposta deverá ser entregue em vias impressa e digital, no período estabelecido no cronograma deste Edital, na Área de Programas e Projetos de Extensão, localizada no Bloco da Biblioteca em horário de atendimento.

 

5 - DA AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DA PROPOSTA DE TRABALHO

As propostas de trabalho serão avaliadas e classificadas pelo Comitê de Extensão da UCDB, considerando:

a)    Atendimento das necessidades específicas da região e local;

b)    Pertinência das ações;

c)    Relevância das ações;

d)    Adequabilidade da ação ao público a ser atendido;

e)    Aproveitamento do tempo disponível.

 

6 - DA EQUIPE

Será formada uma equipe composta por professores e  acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco, que estejam regularmente matriculados na graduação.

a)    A equipe será formada por professores e acadêmicos, composta por 13 integrantes, sendo 2 professores, 1 representante da Pastoral Universitária e 10 alunos dos cursos de graduação

b)    Todos acadêmicos  integrantes da equipe serão voluntários;

c)    A composição da equipe deverá ser interdisciplinar, de forma a melhor atender às ações incluídas na proposta de trabalho;

d)    Um professor da equipe deverá ser designado como professor-coordenador, que será responsável por todos os assuntos relacionados a execução da proposta. Será responsável, também, pela viagem precursora, bem como pela conduta da equipe e pelo cumprimento das normas estabelecidas.

 

7 - DAS RESPONSABILIDADES

  1. Constituem como responsabilidades da UCDB:

a)    Apresentar  Edital interno para a submissão de propostas de trabalho;

b)    Avaliar as propostas de trabalho enviadas;

c)    Convocar os docentes que tiveram  suas propostas aprovadas;

d)    Publicar Edital de seleção de acadêmicos conforme as áreas temáticas das atividades descritas na proposta aprovada;

e)    Capacitar, em conjunto com os docentes, os acadêmicos selecionados para a realização das atividades propostas;

f)     Prestar apoio logístico à realização da viagem precursora do professor-coordenador e da viagem com a equipe;

g)    Efetuar pagamento do(s) professor(es) substituto(s);

h)    Emitir certificado para os integrantes que participarem do projeto;

 

  1.  Constituem como responsabilidades do Local:

a)    Promover reunião com autoridades locais para a apresentação do projeto;

b)    Mobilizar a comunidade para a participação das atividades propostas;

c)    Planejar um cronograma de atividades com os docentes de acordo com a realidade local;

d)    Contribuir para a realização de atividades propostas no planejamento;

e)    Participar das atividades propostas;

 

8 - DAS PENALIDADES

Serão penalizados, com a proibição de participar em outras edições do Projeto Vivências de Cidadania, os participantes que não cumprirem qualquer uma de suas atribuições, em especial:

a)   Deixar de cumprir os prazos estabelecidos;

b)   Equipe ou membro da equipe:

- afastar-se do município sem autorização;

- afastar-se da atividade programada; e

- deixar de cumprir as normas de comportamento previstas em Edital e nas orientações.

 

9 - DOS RECURSOS

Todo professor que concorrer ao Edital poderá apresentar recurso fundamentado, impreterivelmente, até 02 (dois) dias úteis após o resultado da seleção. O julgamento do recurso será realizado nas seguintes instâncias:

a)    Em 1ª instância, pelo Comitê de Extensão.

b)    Em 2ª instância, pela Pró-Reitoria de  Graduação e Extensão e e Pró-Reitoria de Pastoral da UCDB

 

10 - DO CRONOGRAMA

  • Período de submissão de propostas dos docentes: 26 de abril a 10 de maio de 2019;
  • Seleção das propostas: 13 a 16 de maio de 2019;
  • Divulgação de propostas selecionadas: 17 de maio de 2019;
  • Viagem Precursora: entre 27 a 31 de  maio de 2019;
  • Período para adequação da proposta: 17 a 21 de junho de 2019;
  • Edital de seleção de acadêmicos: 03 a 07 de junho de 2019;
  • Entrevista com os acadêmicos inscritos em edital de seleção: 03 a 07 de junho de 2019;
  • Resultado de seleção de acadêmicos: 11 de junho de 2019;
  • Período de programação de capacitação dos acadêmicos: Entre 17 de junho a 26 de julho de 2019;
  • Último prazo para os acadêmicos selecionados apresentarem a documentação necessária: 26 de junho de 2019;
  • Deslocamento da equipe: 27 de julho de 2019
  • Retorno da equipe: 03 de agosto de 2019
  • Entrega de relatório final: 30 de agosto de 2019

 

11 - DA DESISTÊNCIA

Os Coordenadores e docentes da proposta selecionada que, sem motivo plausível, desistirem da execução da proposta não poderão participar do edital subsequente. A justificativa para a desistência deverá ser encaminhada ao Comitê de Extensão, que na primeira sessão ordinária subsequente apreciará a procedência da justificativa e dará parecer sobre o fato.

 

12 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1 A inscrição para a presente seleção implicará a aceitação das condições estabelecidas neste Edital;

12.2 A participação dos acadêmicos neste projeto é voluntária, não gerando vínculo empregatício, portanto o desenvolvimento e execução das ações previstas neste Edital não ensejarão remuneração ou qualquer medida de caráter indenizatório;

12.3 É vetada a participação de pessoas não pertencentes ao corpo docente, discente e administrativo da UCDB;

12.4 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação e Extensão e Pró-Reitora de Pastoral.

 

 

Campo Grande  26 de abril de 2019

 

Profa. Dra. Rúbia Renata Marques

Pró – Reitora de Graduação e  Extensão

Universidade Católica Dom Bosco

Pe. João Marcos Araújo Ramos

Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários

Universidade Católica Dom Bosco-UCDB

 

 

 

(Anexo)

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO

VIVÊNCIAS EM CIDADANIA

 

 

 

TÍTULO DO PROJETO

(O nome do projeto é fundamental para identidade do grupo e da comunidade, por isso defina-o

com a equipe para que seja um texto interessante e informativo).

 

 

 

  

 

 

 

 

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO

CAMPO GRANDE – MS

MÊS/2019

 

 

 

 

RESUMO:

 

Em 15 linhas, no máximo, descreva o projeto incluindo, obrigatoriamente, a metodologia a ser utilizada, os objetivos específicos e os resultados esperados dentro do período de execução. Ele deve apresentar a proposta integral do projeto. Seja claro e objetivo, incluindo as informações essenciais ao entendimento do projeto.

Importante: O resumo também será utilizado para fins de divulgação. Certifique-se de que ele apresenta as informações básicas do projeto, tais como: onde acontece, qual o público-alvo, qual o problema identificado a ser trabalhado, qual a solução proposta (objetivos), como ele será implementado (metodologia), em quanto tempo e quais os resultados esperados.

 

 

  

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO

(Anexo 1)

 

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

Título:

Áreas Temáticas da Ação (mínimo duas)

Coordenador:

Início Previsto:

Término Previsto:

 EQUIPE DE EXECUÇÃO

 

PROFESSOR(A)1:

 

Nome:

RF:

RG:                                             CPF:                                                                                             

Titulação:

Curso:

Contatos: E-mail:                                                   Telefone celular:

Link do Currículo Lattes

 

 

 

PROFESSOR(A)2:

 

Nome:

RF:

RG:                                             CPF:                                                                                             

Titulação:

Curso:

Contatos: E-mail:                                                   Telefone celular:

Link do Currículo Lattes

 

 

Justificativa

Deve conter:

       I.        as demandas, fragilidades e potenciais da comunidade que subsidiaram a elaboração da Proposta;

      II.        A descrição da situação que pretende enfrentar e transformar;

    III.        A descrição, com precisão, de como pretende alterar a situação diagnosticada e quais as melhorias esperadas como resultado do projeto

 

Fundamentação Teórica

 

OBJETIVO GERAL

Deve refletir o resultado transformador das ações propostas que, em seu conjunto, constituem os objetivos

específicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Devem ser indicadores de resultados parciais, obtidos através das diferentes ações estabelecidas na metodologia do projeto, os quais se complementam dando dimensão e consistência ao objetivo geral. As ações a serem desenvolvidas na obtenção dos objetivos específicos, respondem a questionamentos como: quais são os aspectos a serem trabalhados que contribuirão para avanços no projeto? Quais as mudanças que se espera? De quanto será esta mudança? Quando se espera que ocorram? Esses objetivos referem-se às etapas intermediárias que deverão ser cumpridas ao longo da execução do projeto e devem estar vinculados ao objetivo geral, contribuindo para que ele seja atingido.

 

 METODOLOGIA

Descreva detalhadamente como pretende executar o projeto. A metodologia, contendo as diferentes etapas do trabalho, deve ser explicitada e estar intimamente vinculada aos objetivos e resultados esperados.

Apresentar os procedimentos a serem adotados, como ações, etapas a serem alcançadas, atribuições de competência, carga de trabalho e todas as demais atribuições necessárias para atingir os objetivos propostos, devem ser convenientemente descritas. Justifique e explicite a necessidade e aplicabilidade da aquisição de material permanente ou de consumo.

 

AVALIAÇÃO

 

ferramenta de gestão que possibilita analisar em que medida as ações desenvolvidas foram efetivas. Realizada de forma colaborativa, a avaliação permite acompanhar e aprimorar as ações desenvolvidas; construir metodologias; mensurar e comunicar resultados dos projetos em execução, corrigir rumos e planejar o futuro.

 

CRONOGRAMA

 

RECURSOS MATERIAIS/ORÇAMENTO

Descrição/Quantidade/ Estimativa de Valor Unitário/Valor Total

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

Assinatura dos docentes resposnáveis

_____________________________

______________________________

 

 

MAIS NOTÍCIAS