NOTÍCIAS

Efeito do fotoperíodo na fenologia e desenvolvimento da quinoa é tema de palestra

18 de Fevereiro de 2019 07:00

O Programa de Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica dom Bosco (UCDB) realizou na sexta-feira (15) a palestra “Efecto del fotoperíodo en la fenología y desarrollo de quinoa (Chenopodium quinoa)", ministrada pela professora Ph.D. Ursula Steinfort, da Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile), destinadas para acadêmicos de Agronomia.

A quinoa (Chenopodium quinoa) é um pseudocereal nativo da região andina da América do Sul, que tem aumentado em importância em todo o mundo. “Existe interesse mundial por propriedades nutricionais de grande adaptabilidade da cultura ao estresse abiótico, como a seca, temperatura e salinidade. A maior duração do estágio vegetativo em longo dia está associada à fotoperiodo [é o tempo de exposição à luz que as plantas recebem a cada dia. Ou seja, é a quantidade de horas que a planta ficará exposta à luz e à escuridão, conforme sua fase de desenvolvimento]”, destaca a pesquisadora.

O estudo apresentado mostra que a quinoa é agora considerada uma alternativa às culturas tradicionais em um cenário de mudanças climáticas, devido sua capacidade de se aclimatar a solos marginais, secas e geadas. No entanto, apesar das interessantes características agronômicas e nutricionais desta cultura, pesquisas sobre quinoa são caracterizadas por tentativas individuais de definir seus estágios fenológicos, sem um consenso internacional.

A pesquisa destaca que um critério único para quantificar a fenologia de quinoa pode se tornar uma ferramenta útil para pesquisadores e criadores de plantas no futuro trabalhar padronizando essas informações para a cooperação internacional.

 

MAIS NOTÍCIAS