NOTÍCIAS

Egresso da Católica é destaque no Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis

02 de Abril de 2019 09:00

Bruno Damasceno Fernandes, egresso do curso de Engenharia Sanitária Ambiental (Esa) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), ficou em 3º lugar no Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis, com o trabalho: “Medidas de eficiência energética para motores elétricos de sistemas de abastecimento de água”. A premiação concedida pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), busca reconhecer os melhores estudantes da graduação e do mestrado ou doutorado que desenvolveram, entre os anos de 2016 e 2018, trabalhos sobre a "Inovação para a sustentabilidade a serviço do saneamento ambiental".

Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Bruno começou a desenvolver o projeto entre 2016 e 2017, contudo, finalizou a pesquisa em 2018 como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Segundo o egresso, o projeto foi uma análise na área de operação e manutenção de sistemas de captação de água e contou com a orientação do coordenador do curso de Esa, Fernando Jorge Correa Magalhães Filho. “Eu fiz uma análise de eficiência energética do sistema de abastecimento do bairro José Abrão, com o objetivo de propor medidas para tornar o sistema de captação de água mais eficiente. Eu propus e analisei duas medidas para a melhoria do sistema, fiz a viabilidade econômica e operacional”, esclareceu Bruno.

Para o engenheiro sanitarista e ambiental esse reconhecimento vai proporcionar um extenso campo de trabalho na área. “Ganhar um prêmio assim é muito bem visto principalmente para quem acabou de sair da graduação e está buscando as primeiras oportunidades”, comentou Bruno. A cerimônia de entrega da premiação vai ser realizada no dia 8 de julho deste ano, na cidade de Curitiba (PR), com a exposição dos trabalhos vencedores.

Mais informações sobre o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, podem ser adquiridas por meio do número (67) 3312-3425.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

MAIS NOTÍCIAS