NOTÍCIAS

Empresários aproveitam momento delicado provocado pela pandemia para se capacitar

15 de Julho de 2020 09:00

Muitos empreendedores de Mato Grosso do Sul, diante de uma situação econômica complicada causada pela pandemia do novo coronavírus, buscam se capacitar para vislumbrar um cenário positivo no futuro. E a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo (S-Inova), oferece de forma remota a capacitação com o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

“A pandemia trouxe preocupações de todas maneiras. Fez com que todos se reinventassem, buscassem algo novo, diferente, que de alguma maneira trouxesse resultado. E a opção por aprender a exportar, ou buscar novos mercados para quem já exporta, é o novo, o algo mais que as empresas buscam. E aqui entra o Peiex/UCDB, pra suprir essa necessidade com a metodologia da Apex-Brasil, com capacitações totalmente on-line, horário adaptado de acordo com o empresário e entrega de um plano de exportação adaptado a seu produto”, explica o monitor do programa, Antônio Carlos Cantero Dorsa. 

Querendo ganhar a confiança também do mercado externo é que a Cooperativa Apícola Cooperams veio buscar o conhecimento na PEIEX UCDB, a empresa está presente em Três Lagoas (MS) desde 2012 . “Queremos mostrar para o produtor que é possível exportar e assim ampliar nossas vendas. Também pretendemos identificar a florada do nosso mel. E para todas essas ações precisamos de mentores para nos ajudar a chegar lá”, declarou o presidente da cooperativa, Cláudio Ramires Koch.

“Estamos tentando fazer o que for possível para a gente se adequar para exportar. Estou achando ótima a capacitação, eles são excelentes professores e dão a orientações do que é preciso fazer”, explica Larissa Barros dos Santos da empresa DeVida, em Campo Grande, que comercializa granola, caldos e sucos há dois anos e meio. 

“Vejo a exportação como uma possibilidade concreta. Antes era só uma possibilidade, uma vez que somos uma pequena empresa localizada em uma pequena fazenda. A exportação é sim uma forma de expandir os negócios no momento de crise”, destaca a empreendedora Juliana Moro Trombini, idealizadora da marca Soul Leve - empresa de manteiga ghee de nata e banha de porco grass fed em Pedro Gomes (MS) há três anos.

Em um ano com efetivo funcionamento, a PEIEX UCDB já soma a capacitação de 61 empresas (algumas estão em processo de aprendizagem) em Mato Grosso do Sul. As atividades tiveram início em Campo Grande e hoje já atende empreendedores de Pedro Gomes, Bandeirantes e Três Lagoas. A meta é atender 100 empresas até o fim do ano que vem.

O PEIEX UCDB prepara as empresas para o comércio internacional, por meio de diagnóstico, acompanhamento na implantação de melhorias e oficinas de capacitação sobre exportação. A adequação de processos com foco no aumento da competitividade das empresas é desenvolvida em áreas como: estratégia organizacional, determinação do preço de exportação, finanças e custos, plano de negócios internacional, entre outros pontos. Mais informações pelo e-mail peiex@ucdb.br

MAIS NOTÍCIAS