NOTÍCIAS

Enfermagem da UCDB promove treinamento de primeiros socorros com certificação

08 de Abril de 2024 07:18

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio do curso de Enfermagem, está promovendo gratuitamente neste semestre, na Clínica-Escola UCDB, o Treinamento de primeiros socorros, que integra as ações educacionais em Saúde realizadas por acadêmicos do último ano, sob a supervisão professora Kely Cristina Garcia Vilena, que ministra a disciplina de estágio supervisionados em saúde pública. As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou pelo telefone (67) 3312-3638 e são abertas para o público em geral.

O curso, que conta com certificação, é realizado duas vezes na semana pela manhã, das 7h30 às 11h, sendo turmas às terças e outra às sextas. “Grupos externos podem se inscrever. Temos uma agenda aberta com turmas de no máximo 10 pessoas”, destacou a professora Ursula Vilela.

Desde janeiro de 2019, a Lei Lucas (nº 13.722/2018), torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Lucas Begalli morreu aos 10 anos, em setembro de 2017, em Campinas (SP), por falta de primeiros socorros durante um passeio escolar após engasgar com um pedaço de salsicha, em um cachorro-quente servido no lanche.

A Lei determina ainda que os estabelecimentos de ensino ou recreação infantil devem dispor de kits de primeiros socorros e estar integrada à rede de atenção de urgência e emergência e estabelecer fluxo de encaminhamento para unidade de saúde de referência mais próxima. As escolas devem fixar em local visível a certificação que comprove sua conformidade com a Lei Lucas.

MAIS NOTÍCIAS