NOTÍCIAS

Enfermeira egressa da UCDB é convidada para conversar com acadêmicos sobre anestesias

24 de Março de 2017 17:00

Érica Kirckov Sousa, Enfermeira da empresa Palliare, ex-acadêmica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) esteve de volta na Instituição para conversar com os acadêmicos do 5º semestre de Enfermagem sobre as anestesias e principais intercorrências.

“A anestesia consiste na perda de sensibilidade motora e, se necessário, estado de consciência, mas achei importante abordar sobre a analgesia, que é meu foco de trabalho, a analgesia consiste em acabar com a dor do paciente sem haver a perda das demais sensações” contou a palestrante.

Foi falado também sobre a atuação do enfermeiro dentro de um hospital ou clínica, Érica alertou que “mesmo que não participemos da escolha do método e do fármaco que será utilizado, devemos ter total conhecimento do que está sendo aplicado e da maneira como isso é feito, dê valor as aulas da universidade”.

Aos acadêmicos foram apresentados quais os aparelhos que eles terão acesso no estágio, de modo que pudesse entender as diferentes formas de anestesia. “A anestesia local deixa apenas o local livre de sensibilidade, através do bloqueio da condução dos tecidos nervosos daquela região. Já a anestesia regional bloqueia a sensibilidade e, em alguns casos, o movimento na região anestesiada, podendo ser apenas as partes inferiores (raquidiana), peridural (tronco, sem perder o movimento) e bloqueio de nervos periféricos (administração de analgésicos monitorados por equipamentos que bloqueiam a sensibilidade dos nervos naquela região). E por fim, a anestesia geral, que deixa o paciente livre de sensibilidade e com uma inconsciência reversível, produzida por fármacos no sistema nervoso” explicou a enfermeira.

O evento foi realizado na segunda-feira (20) em uma das salas do 5º semestre do Bloco B, e se estendeu por quase duas horas. Para obter mais informações ligue (67) 3312-3464.

MAIS NOTÍCIAS