NOTÍCIAS

Extensão treina alunos do Ensino Médio para participar da Olimpíada Brasileira de Informática e de Robótica

03 de Abril de 2017 09:00

Projeto de extensão OBI/OBR - estudo e aplicação de mecanismos em robótica competitiva da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) reiniciou as atividades deste semestre no dia 29 de março. A ação envolve acadêmicos dos cursos de Tecnologia, Análise e Desenvolvimento de sistemas, Engenharia de Computação, Mecânica e de Controle e Automação, que ministram aulas sobre princípios básicos de informática e robótica à alunos de Ensino Médio de Campo Grande.

Estudantes são treinados para participar da Olimpíada Brasileira de Informática e de Robótica, utilizam o próprio material do concurso para praticar, além de fazer atividades que envolvem raciocínio lógico de programação, fluxograma e programação em bloco para montagem de lego. “Sempre fui muito curioso, e gosto de descobrir coisas novas. Aqui pude aprender muitas coisas, como mexer nos programas”, contou Paolo Brito de 12 anos, aluno do Colégio Adventista.

Além de beneficiar alunos de Ensino Médio, a existência do programa também favorece os acadêmicos da Católica que aprendem ao ensinar. “É muito bacana ter a oportunidade de expor às crianças o nosso amor pela ciência e é bonito ver como elas são interessadas. Nosso objetivo aqui é mostrar que os estudos e a tecnologia não são coisas chatas e sim algo muito fascinante”, ressaltou Felipe Abrantes Duarte, acadêmico do 9º semestre de Engenharia da Computação e voluntário do projeto.

Participam do projeto dois acadêmicos bolsistas e sete voluntários, que são responsáveis não só em ministrar as aulas, mas em desenvolver o conteúdo que será dado. No total são beneficiadas seis instituições de ensino da Capital: Escola Municipal Professor Wilson Taveira Rosalindo, Escola Municipal Professor Nagib Raslan, Escola Estadual Professor Sílvio Oliveira dos Santos, Escola Municipal Oswaldo Cruz, Colégio Adventista, e Escola Municipal Geraldo Castelo.

Segundo a técnica da divisão de tecnologia educacional da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande a participação dos jovens neste projeto é de grande importância. “Eles podem ver de perto a aplicação da matemática, saberem que tem uma fundamentação para todas as continhas que aprendem na escola, sem falar que estar no espaço acadêmico desperta o interesse de um dia estudarem aqui”, concluiu.

Mais informações a respeito desde ou de outro projeto de extensão da Católica entre em contato por meio do número (67) 3312-3324.

MAIS NOTÍCIAS