NOTÍCIAS

Extensionistas promovem oficina de educação ambiental para alunos do CEI

03 de Maio de 2019 07:00

Acadêmicos que integram o projeto de extensão Tecnologia Social em Recursos Hídricos e Saneamento (Techsan) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizaram uma oficina sobre educação ambiental voltada para os alunos do nível 1 e 2 do Centro de Educação Infantil São Domingos Sávio – CEI, localizado no campus Tamadaré.

Entre as atividades levadas pelos extensionistas esteve o teste de sedimentação. Sob orientação do coordenador do projeto Guilherme Cavazzana, os acadêmicos mostraram para as crianças, de forma lúdica, a diferença entre cada tipo de solo.

Os pequenos puderam tocar na terra seca para perceber a textura de cada uma e a distinção de características, além disso, conseguiram visualizar melhor a partir do momento em que a terra era colocada em um recipiente com água. Por fim, as crianças produziram uma escultura com argila, para aprenderem sobre a plasticidade e exercitarem a criatividade.

De acordo com a extensionista Mariane Martins Zem, do 5° semestre de Engenharia Civil, a experiência de levar conhecimento para os alunos foi positiva. “No começo foi muito difícil apresentar para crianças pequenas, mas depois foi se desenrolando e ficou bem legal brincar com elas. Foi basicamente uma educação ambiental lúdica onde deixamos de usar poluentes para usar algo natural (argila) para modelar ensinando-os a ser uma geração mais cuidadosa com o meio ambiente”, pontuou a futura engenheira civil.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

MAIS NOTÍCIAS