NOTÍCIAS

Grupo de resgate técnico de animais liderado pela UCDB vira referência em evento nacional

13 de Maio de 2021 09:26

O Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado e Pantanal (Gretap/MS), liderado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), vira referência em resgate de animais. Isso porque, nesta terça-feira (11), a coordenadora do Biotério da Católica, a médica-veterinária e bióloga, professora Dra. Paula Helena Santa Rita, que lidera o grupo, ministrou palestra no por videoconferência, no 1º Encontro Nacional sobre Desastres e Massa envolvendo Animais, organizado pela Comissão Nacional de Desastres em Massa Envolvendo Animais (CNDM) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

“O objetivo da comissão é trabalhar em conjunto com os regionais para padronizar protocolos em todo o território nacional para as diferentes situações e, além do atendimento imediato dos animais vítimas de desastres, já percebemos a necessidade de trabalhar também as medidas após os acidentes”, explicou a professora, que destacou diferentes desastres ocorridos nas cinco regiões, de 2000 a 2021, incluindo as grandes catástrofes causadas por chuvas intensas, queimadas, rompimentos de barragens, vazamento de óleo, incêndios, inundação, enchente e seca, e o resgate técnico animal ainda fica muito a desejar. A professora integra a CNDM e preside a Comissão Estadual de Medicina Veterinária de Desastres (CEMVD) e Comissão Estadual de Animais Silvestres (Ceas), ambas do CRMV-MS).

Resgate no Pantanal

A UCDB, por meio do Biotério, iniciou uma campanha de arrecadação de dinheiro e donativos (alimentos e medicamentos) para levar aos animais que acabaram feridos nos incêndios do Pantanal iniciados em setembro do ano passado. Paralelamente,  um grupo de professores e acadêmicos de Medicina Veterinária da Católica iniciou a mobilização para atendimento e resgate dos animais da região. Sete meses depois houve a formalização do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado e Pantanal (Gretap/MS) pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. O grupo continua executando ações preventivas e de assistência para que a população e os animais não voltem a sofrer com as queimadas.

Mensalmente o Gretap leva para a Serra do Amolar uma tonelada de frutas doadas pela Energisa, que são fornecidas à população ribeirinha e aos animais. Os pontos de distribuição de alimentos são monitorados através de armadilhas fotográficas.

O Gretap também é formado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de MAto Grosso do Sul, a Semagro, Imasul, Ibama, Instituto Tamanduá, Instituto do Homem Pantaneiro, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Corumbá, UFMS e PMA.

Fortalecer trabalho

O evento, que contou com a participação de representantes de 24 conselhos regionais de medicina veterinária do Brasil, teve o intuito de unificar e fortalecer os trabalhos de resgate de animais em desastres em massa realizados nos Estados, iniciado pelo Gretap. “Que seja o primeiro de muitos para estreitar o diálogo e os debates técnicos sobre um tema tão complexo e desafiador, multiprofissional e multidisciplinar, que requer profissionalismo em nossa atuação, credibilidade nos produtos que preparamos, confiança em nossa capacidade técnica por parte dos órgãos de atuação em situações de desastres”, enfatizou a coordenadora do encontro, a médica-veterinária Laiza Bonela, presidente da CNDM. 

MAIS NOTÍCIAS