NOTÍCIAS

Grupo faz busca de animais em área queimada no Parque dos Poderes

23 de Agosto de 2021 13:09

O Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap/MS), liderado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), realizaram ontem (22) varredura em uma área queimada do Parque dos Poderes, em Campo Grande, e felizmente não encontraram animais mortos.

Acadêmicos do projeto de extensão Saúde Pública da UCDB, além de colaboradores do Biotério da Católica, que integram o Gretap, participaram na operação. “Fizemos uma varredura na área queimada do Parque dos Poderes à procura de animais feridos, mortos ou em bom estado. Não encontramos animais mortos. Por um lado é bom não ter encontrado animais mortos, mostra que o impacto não foi tão grande, mas por outro lado não se descarta que isso não tenha acontecido, como é o caso de répteis e anfíbios", explica a coordenadora do projeto de extensão Saúde Pública da Católica, professor Magyda Moussa.

Na sexta-feira (20), ainda quando as chamas ainda estavam sendo controladas e não estavam com equipamentos adequados, registraram um quati com uma das patas machucadas, mas ele acabou fugindo com o bando que estava junto.

Ela reforça que ações como essa do Gretap são muito importantes para apontar indicadores, o que possibilita trabalhar cada vez mais com a prevenção às queimadas e com suas consequências. “E isso não é só no bem estar animal, mas na saúde pública como um todo. O mais importante é fazer a nossa parte! É  nosso dever, nosso papel!”, completa. Equipe do Corpo de Bombeiros e Polícias Militares Ambientais também participaram da ação no domingo.

Além da UCDB, Semagro e CRMV, também fazem parte do Gretap o Imasul, Instituto Homem Pantaneiro e Instituto Tamanduá e com a participação de mais quatro entidades (Ibama, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Corumbá, UFMS e PMA).

 

MAIS NOTÍCIAS