NOTÍCIAS

Grupo inicia Programa de Qualificação da Diversidade para Pós-graduação e Pesquisa

16 de Agosto de 2022 13:12

O Programa de Qualificação da Diversidade para Pós-graduação e Pesquisa (Vozes), uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi) e Agência de Inovação e Empreendedorismo (S-Inova), com apoio e recursos do governo do Estado, por meio do Fundo de Defesa e Reparação de Interesses Difusos e Lesados (Funles), deu início na sexta-feira (12), com 13 participantes, aos encontros semanais, oferecendo oficinas destinadas para elaboração de projetos de pesquisa.

“O programa é muito importante, pois reforça o compromisso histórico de uma universidade comunitária como a UCDB, que tem no carisma de Dom Bosco sua marca mais importante, que é o de olhar e acolher aos que mais necessitam", destacou o pesquisador do Neppi, professor José Sarmento.

São atendidos acadêmicos negros, indígenas e moradores de bairros periféricos/favelas que desejam cursar mestrado ou doutorado, proporcionando bolsa de R$ 300 para participação em cursos, oficinas e palestras que irão ajudá-los a ingressar nos cursos Stricto Sensu. “Nosso objetivo é apoiar segmentos ainda pouco representados na academia a acessar a pós-graduação e a pesquisa”, destaca a coordenadora do projeto, Lenir Gomes Ximenes.

A duração do auxílio é de seis meses. Os selecionados deverão participar de oficinas e palestras sobre cidadania e representatividade, metodologia de pesquisa/elaboração de projeto, língua portuguesa, língua estrangeira instrumental, organização da rotina acadêmica, curriculum lattes, entre outras. 

O Funles recebe recursos de decisões judiciais como compensação por danos causados ao patrimônio público e social, ao meio ambiente, ao consumidor, à honra e à dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos, à ordem urbanística ou a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. Mais informações pelo telefone (67) 3312-3590.

 

MAIS NOTÍCIAS