NOTÍCIAS

Grupo teatral da UCDB completa 40 anos com nova montagem e lançamento de livro

21 de Setembro de 2022 10:00

A mais longeva companhia de teatro de Mato Grosso do Sul está em festa: neste ano, comemoram-se 40 anos do Senta que o Leão é Manso — grupo cultural da Universidade Católica Dom Bosco. Nessas quatro décadas, quase 700 acadêmicos já tiveram a vida tocada pela arte, pela cidadania, pelo desenvolvimento pessoal e pela amizade. Para marcar esse aniversário tão especial, no dia 24 de setembro, a partir das 19h30, a formação atual leva ao palco do Armazém Cultural o clássico Sonhos de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare, com adaptação de Marcelo Picolli e direção de Roberto Figueiredo.

Formado exclusivamente por acadêmicos da UCDB, o grupo está ligado à Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários. Coordenador do grupo, professor Roberto Figueiredo falou sobre a nova peça: “Trata-se de uma comédia clássica que traz momentos divertidos pois inserimos momentos históricos do grupo sem deixar de lado o texto original. Muitos que forem ver a peça sentirão presentes no palco, nas falas dos atores e nos gestos. O cenário já leva a uma importância da leitura, a riqueza dos livros e a alegria da fantasia dos personagens que desde o início complicam a vida que poderia ser tão bela e simples. Mas calma, não é uma tragédia e sim uma comédia. Sendo assim o riso estará sempre presente”, garantiu.

Livro

No mesmo dia será o lançamento do livro “Senta que o Leão é Manso da UCDB  40 Anos – O melhor do grupo é o grupo”, que traz depoimentos escritos pelos integrantes e fotos históricas. “São relatos emocionantes de cada um que conseguimos encontrar, fotos divertidas e marcantes, e principalmente as reuniões, as oficinas, os ensaios, as festas enfim são 40 anos de muita vivência artística que estão nestas páginas”, explicou o diretor.

O grupo teve início no Colégio Dom Bosco e na Escola Municipal Bernardo Franco Baís, criado por Roberto Figueiredo, Maria Cristina Aquino e Lígia Velasques, em 1982. No ano seguinte, passou a fazer da então Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (Fucmt), hoje UCDB. Vários momentos especiais marcaram a história, como por exemplo, em 2001, quando a peça A Lição foi premiada como melhor espetáculo do Festival de Teatro de Mato Grosso do Sul, melhor diretor, melhor ator e melhor ator coadjuvante. Como prêmio, o grupo foi convidado a representar MS no Festival de Teatro do Zicosur, em Antofagasta (Chile), em 2002.

“Não é uma formação profissional e, a cada ano, abrimos vagas para novos integrantes, que ainda não têm experiência no meio teatral. Esse desenvolvimento se dá todo no grupo, e é nítida a transformação, a desenvoltura, o amadurecimento desses jovens. Muitos elementos do teatro eles carregarão pela vida inteira, inclusive no campo profissional”, afirmou Figueiredo.

MAIS NOTÍCIAS