NOTÍCIAS

Influência regional no cooperativismo é estudada por doutorando da UCDB

19 de Fevereiro de 2019 09:00

“Influência regional da participação e da sustentabilidade dos cooperados de uma cooperativa de segundo grau” foi o tema da tese defendida pelo doutorando Volmir Rabaioli do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Na sala de defesa do bloco D do campus Tamandaré, o doutorando expôs o estudo que abordou diferenças entre as cooperativas localizadas no estado de Santa Catarina e na cidade de São Gabriel do Oeste (MS). A partir da pesquisa, segundo Volmir, foi possível identificar os pontos que mais se distinguem entre as regiões: o tamanho das propriedades e as formas de produção. Além disso, ele citou que os agricultores do sul têm maior envolvimento com as atividades integradas, já no centro-oeste, esse fator é menor.

Para finalizar, Volmir ressaltou o desejo de ampliar os estudos na área: “Tenho vontade de expandir a pesquisa para outras cooperativas e regiões do país e gerar uma formação cooperativista na base educacional das pessoas”, relatou o doutorando.

Compuseram a banca avaliadora, o orientador da tese, Dr. Oliver François Vilpoux; os professores da UCDB Dr. Heitor Romero Marques e Dr. Josemar de Campos Maciel; e as docentes convidadas: Dra. Erlaine Binotto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Dra. Patrícia Campeão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

MAIS NOTÍCIAS