NOTÍCIAS

Informativo da CIPA: Dengue aqui não!

19 de Março de 2019 18:00

 

A transmissão da dengue acontece pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que pode contrair o vírus ao picar uma pessoa infectada. Depois do período de incubação, esse vírus pode ser transmitido para outras pessoas que forem picadas pelo mesmo inseto.

O vírus da dengue não é transmissível de uma pessoa para outra, a não ser em casos de "transmissão vertical" (da gestante para o bebê ou por transfusão sanguínea).

Sintomas

Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. Também é comum ocorrerem náuseas e vômitos, que resultam em perda de peso.

Prevenção

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Mito ou Verdade

- A pessoa que teve a doença fica imune após o tratamento?

MITO. Como existem quatro tipos de vírus da dengue o doente, ao curar-se, fica imune àquele tipo que adoeceu. Porém, pode voltar a ficar doente por um dos outros três tipos.

- Ficar no escuro espanta o mosquito?

MITO. O mosquito que transmite a doença tem habito diurno, mas isso não impede que ele pique um indivíduo em um ambiente escuro. Os mosquitos têm receptores químico e são atraídos pelo cheiro que exalamos.

- Se não for diagnosticada a tempo, a doença pode levar a pessoa à morte?

VERDADE. A doença, principalmente a dengue hemorrágica, pode   agravar o quadro clínico do paciente se não diagnosticada e tratada a tempo.

- Só tem dengue hemorrágica quem contrai a doença pela segunda vez?

MITO: A dengue hemorrágica é mais comum em pessoas que já tiveram a forma clássica da doença, mas isso não quer dizer que pessoas infectadas pela primeira vez não possam ter complicações desse tipo. 

 

Fonte: 

 

MAIS NOTÍCIAS